quinta-feira, 17 de março de 2016

Influência de Fatores Biológicos e Socioculturais na Alimentação

No âmbito da disciplina de Psicologia, realizei um trabalho relativo às influências na nossa alimentação. Antes de realizar o trabalho, já tinha ideia que muitos fatores comandavam as nossas escolhas alimentares mas a realização deste trabalho permitiu-me adquirir muitos outros conhecimentos e ter uma noção mais clara daquilo que nos rodeia e influencia, sem que muitas vezes nos apercebamos.
E tu, o que achas que influencia as tuas escolhas alimentares?


FATORES BIOLÓGICOS

O nosso hipotálamo é uma estrutura importante no nosso comportamento alimentar. O hipotálamo lateral é responsável pelo centro da fome ao passo que o medial pelo da saciedade. Estudos demonstram que o centro da saciedade opera inibindo o centro da fome que se encontra conicamente ativo.  Fome, estimulação do apetite e ingestão dos alimentos são regulados pelo nosso sistema nervoso central.




FATORES ECONÓMICOS

Segundo especialistas, grupos de menor rendimento tendem a consumir uma alimentação menos saudável.

FATORES SOCIAIS

A cultura é uma enorme influência, uma vez que restringe determinados alimentos, influência a preparação dos mesmos e até a quantidade e horário das refeições. A alimentação é vista também como uma oportunidade de socialização, pelo que a ida a um restaurante pode ser feita com o intuito de demonstrar o estatuto social.

FATORES PSICOLÓGICOS

O humor ou o stress podem influenciar o que escolhemos comer, devido às propriedades químicas dos alimentos. Aqui ficam alguns exemplos:



DIVULGAÇÃO E PROPAGANDA

Muitos consumidores são "afetados" pelos mídia, principalmente os anúncios publicitários no que diz respeito à alimentação. Os alvos são não só os adultos como também as crianças (aliando brinquedos ao alimento)           
                         

Como te apercebeste, a escolha alimentar é um processo complexo, dinâmico e multifacetado. A vantagem é que não é um comportamento estático, pelo que te cabe a ti, escolher o melhor possível os alimentos. Afinal, SOMOS O QUE COMEMOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário