domingo, 2 de abril de 2017

Doze Homens em Fúria


Neste 2º Período despedimo-nos dos alunos do 11º ano com o visionamento deste extraordinário filme de David Lumet. Tinha sido pensado, inicialmente, para fechar o tema da Argumentação, mas não chegou a ser possível. Ficou prometido. Agora, já com conhecimentos de Descartes, o filme ganhou maior riqueza. Então não é que com Descartes tão próximo é a importância da dúvida que ressalta em primeiro lugar? Como disse a S., o que nós encontramos aqui é o «crivo da dúvida» como forma de chegar à certeza ou, pelo menos, de fazer o exame crítico das nossas opiniões. Não que a argumentação não tivesse tido relevância. Mas apareceu também à luz da sua ligação com a racionalidade, com o próprio processo de funcionamento da racionalidade humana e não como simples processo de defesa de uma determinada tese. De qualquer modo, pensar é saber não apenas o que se pensa, mas que razões sustentam esse conteúdo de pensamento.

«Você é como toda a gente. Se pensar de mais fica baralhado.»

Pois. Pensar, às vezes, desconcerta. Porque nos faz perder muitas das crenças que tomamos como certas. Perdê-las é aceitar que estavamos errados. E ninguém gosta disso. Somos feitos para a segurança e para a certeza. Mas como diz a filósofa Hanna Arendt «pensar é perigoso, mas não pensar é mais perigoso ainda»... 



O que gostaria era que os meus alunos, que tiveram intervenções tão pertinentes em aula, venham agora aqui deixá-las por escrito...

Será que é desejar muito???



2 comentários:

  1. O filme “Twelve Angry Men” produzido por Henry Fonda é um excelente filme, que apesar de ter sido feito á muitos anos possui uma fantástica história, imagem e enredo que tem a capacidade de prender, durante todo o seu tempo, o público a uma sensação fascinante de interesse e de ansiedade para conhecer o desenrolar de toda a ação.
    O que achei mais interessante é a questão do ser humano poder ser influenciado pela dúvida e incerteza, admitindo que o que não é certeza pode ser verdade.
    Assim, para concluir, sublinho a importância deste filme, que se enquadra bastante bem no âmbito da disciplina de Filosofia e sendo realmente uma obra-prima do cinema todos deveriam assistir.

    Joana Lopes

    ResponderEliminar
  2. Eu achei este filme muito interessante, pois reflete um pouco sobre a sociedade, pois tal como os doze homens que se encontravam naquela sala, nós também vemos e argumentamos sobre as coisas tendo em conta as nossas opiniões, crenças, hábitos e preconceitos. Podemos observar, também a dificuldade do discurso racional em impor-se aos pensamentos que trazemos, por isso a argumentação racional é a única que pode aproximar-nos da verdade, tendo como meios a análise e decisão pelo melhor juízo.
    Este filme vale sobretudo por nos ensinar a ver e decidir o mundo de outra maneira.

    Adriana Conceição

    ResponderEliminar