quarta-feira, 11 de março de 2015

Aparência e Realidade


O filósofo britânico Nigel Warburton, que já aqui foi referido como autor de um outro vídeo sobre plasticidade cerebral, mostra-nos neste video denominado «Aparência e Realidade» quais as razões que podemos ter para duvidar. Acompanha de muito perto o percurso da dúvida cartesiana, atualizando, inclusivamente, a hipótese do Génio Maligno... e se em vez de um Génio Maligno imaginassemos um «cientista perverso» que manipulasse o nosso cérebro provocando-lhe sensações e ideias, afinal, ilusórias...?

O video pode ser visto aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=KMhigIfaKxU

Notas - Tomei conhecimento deste vídeo através deste blogue http://duvida-metodica.blogspot.pt/. Diga-se, a propósito, que é um blogue que está totalmente dirigido aos alunos de filosofia de 10º e 11º anos, contendo muito material de apoio.  Pode ser consultado com proveito. Ainda a propósito, diga-se que o professor da nossa escola, António Daniel Costa, mantém igualmente um blogue, do qual o mesmo se poderá dizer. Aqui deixo o endereço http://filosofianamadeiratorres.blogspot.pt/

4 comentários:

  1. Sinceramente achamos que é um assunto que nos dá imenso que pensar e refletir. Estes conceitos de Aparência e Realidade são um pouco flexíveis. Existem diferentes pontos de vista como podemos ver no video que esta publicação apresenta.
    Pensarmos que o que vemos não é realmente o que é, ou seja , que não é a realidade que pensamos que existe, acaba por nos assustar um pouco não ?
    Os sentidos por vezes enganam-nos criando ilusões nas nossas mentes é verdade... mas ter de deixar de confiar neles era impossível viver o nosso quotidiano.( Imaginem só... )
    De facto é uma publicação bastante interessante e que devia ser mais discutida, não só para se compreender um pouco melhor mas também porque é um tema que levaria,talvez, a uma grande discussão.

    Rita e Gonçalo 11ºD

    ResponderEliminar
  2. Quais os limites do conhecimento?
    Podemos confiar nos dados dos sentidos?
    Qual a natureza do conhecimento?
    Serão as nossas crenças acerca do mundo verdadeiras?

    Para esta abordagem inicial, Warburton apresenta também o problema tal como este foi colocado pelo filósofo francês René Descartes, numa análise do conhecido ceticismo cartesiano e o percurso até ao cogito ergo sum.

    Este video é bastante interessante pois permite distinguir de forma clara o conceito de dúvida cartesiana, a chegada à primeira certeza indubitável e a relação entre as duas.

    Carolina Ferreira, 11ºD
    João SImões, 11ºD

    ResponderEliminar
  3. Este assunto foi abordado pelo filósofo Nigel Warburton. Nigel recorre a Filósofos como René Descartes e particularmente a Bertrand Russell, na obra: "Os Problemas da Filosofia".
    “Eu penso, eu duvido. Logo existo. Posso não saber muito sobre o que sou. Até posso não existir enquanto corpo. E todas as minhas outras crenças podem ser ilusões. Mas enquanto duvidar existo. Tenho de existir.”
    Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KMhigIfaKxU
    O tema aparência e realidade destaca o percurso da dúvida cartesiana incluindo o Génio Maligno, este que nos faz duvidar de tudo o que nos rodeia e nomeadamente da nossa própria existência.
    Conseguimos observar as razões pelas quais nós, humanos, duvidamos.
    Este comentário presente no blog, fez-nos questionar o que aconteceria se manipulássemos o nosso cérebro provocando-lhe sensações e ideias ilusórias?
    Porque no fundo muito do que nos rodeia apenas baseia-se numa aparência/ilusão, fazendo-nos questionar a realidade do que observamos e imaginamos.

    Beatriz Antunes, 11ºI
    Catarina Roque, 11ºI

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente achei este vídeo bastante interessante pois tudo o que Warburton apresenta foi matéria já dada em aula e por isso já estava dentro do assunto. Mesmo se tivesse sido algo novo se conseguia entender. Realmente o cientista descomplica todo este assunto do cogito,da aparência e da realidade. Para mim este é um tema complexo e que dá liberdade ao mesmo tempo para diversas opiniões.
    Muitas vezes a nossa mente é enganada, e nós somos levados a questionar-nos sobre o que é real e sobre o que é ilusão. Os sentidos também não são 100%fiáveis para verificarmos se algo pertence à realidade ou não, mas claro que é impossível vivermos sem eles como já disseram num comentário anterior. Acho que isto da aparência e da realidade é um problema,mesmo tendo sido colocado pelo filosofo Descartes, ainda hoje é comum nas nossas vidas. Achei o vídeo/explicação bastante interessante e fascinante ao mesmo tempo.

    Liliana P. 11ºI

    ResponderEliminar