sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Grécia Antiga em 5 minutos

Não há aluno de Filosofia que não tenha referências da Grécia Antiga, que não tenha, pelo menos, ouvido falar de Sócrates, de Platão, de Aristóteles... E muito provavelmente ouviu o seu professor(a) falar com entusiasmo daqueles tempos em que a filosofia circulava pelas ruas e em que os homens tomavam decisões, em conjunto, sobre assuntos que a todos diziam respeito. Os homens, sim, que às mulheres estava vedado o exercício da cidadania (não podemos exigir tudo!). Um povo que nos deu as primeiras explicações racionais sobre o universo, que nos deixou as bases do nosso sistema de pensamento, lógico e matemático, que ainda hoje nos deslumbra com a sua arquitetura e estatuária, que nos deixou obras que nos continuam a interpelar é uma referência na nossa cultura. E não, não são só os professores de filosofia a deixarem-se maravilhar pelas conquistas do povo grego...

Neste pequeno video, produzido pela RTP, podemos, em menos de 5', menos tempo do que aquele que demora a fazer a chamada dos alunos em aula, ter uma visão das coisas extraordinárias que os gregos nos deixaram e da admiração que têm suscitado.
E começa com um poema de Sophia de Mello Breyner...


http://ensina.rtp.pt/artigo/a-grecia-como-farol-da-cultura-ocidental/


Imagem do Partenon, cidade de Atenas, séc. V a.c. 

1 comentário:

  1. Considero o comentário bastante interessante, uma vez que aborda temas como a história da Grécia antiga e a sua ligação com os primórdios da Filosofia.
    Mesmo já não estudando história, é impressionante como ela esta tão presente, e possui uma elevada importância nos dias de hoje. Esse aspeto pode ser comprovado pelo poema presente no inicio da vídeo de Sophia de Mello Breyner, uma poetisa contemporânea, que nas suas obras atuais ainda utiliza conhecimentos sobre os antepassados filosóficos.
    Assim, este post para alem de nos ter cativado bastante, foi ainda útil para perceber e relembrar os conhecimentos estudados no inicio da ano letivo sobre sobre a filosofia antiga e a sua contextualização, localização e os seus maiores fundadores.
    Bernardo Machado e Carlota Nunes

    ResponderEliminar