sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ciência e Filosofia (1)

FILOSOFIA E FÍSICA

Este foi o título escolhido para o relatório de uma aula diferente. Calhava a vez à aluna Zhu Yuhei. O Daniel Silva decidiu colaborar e é deles o texto e a maioria das imagens desta publicação. A mim, professora do 11ºB, coube-me apenas algum trabalho de organização e de transposição de texto e imagem para aqui.


Foto do encontro entre os alunos do 11ºB e do 11ºJ na BECRE

"No dia 8 de Março de 2017 foi realizado na BECRE da Escola Secundária Madeira Torres um encontro entre os alunos de duas turmas pertencentes a diferentes cursos: línguas e humanidades (11ºJ) e ciências e tecnologias (11ºB). Esta atividade foi arquitetada e dirigida pela professora de filosofia Luísa Nogueira e pretendia expor a importância da Física na Filosofia e vice versa.
A professora começou por apresentar o livro Evolução da Física, de Albert Einstein e Leopold Infeld, mais concretamente sobre o Grande Romance Policial da Natureza. A sua principal finalidade é divulgar, ao público não especializado, informações complexas e importantes de maneira clara e simples, partindo da formação e queda do conceito mecânico na física para chegar à física moderna, explicando a teoria da relatividade restrita, a teoria geral da relatividade e terminando com os princípios da física quântica.


A professora prosseguiu expondo a seguinte passagem:
"O esforço para ler o grande  romance policial da Natureza é velho como o próprio pensamento humano. Mas há apenas uns três séculos que os estudiosos começaram a compreender a língua em que o livro está escrito. E a partir desse tempo - a época de Galileu e Newton- a leitura passou a fazer-se com rapidez. Foram-se desenvolvendo técnicas de investigação, métodos sistemáticos de descobrir e seguir pistas. Alguns dos enigmas receberam resolução embora muitas soluções fossem precárias e acabassem abandonadas em consequência de posteriores pesquisas".



Esta transcrição levou-nos a crer que, desde sempre, o homem procurou estudar a natureza. No entanto, só há três séculos é que físicos  como Galileu e Newton o fizeram com rapidez devido ao facto de ter havido um desenvolvimento de meios técnicos e métodos de investigação.
Segundo Galileu, o universo é "um grande livro que continuamente se abre perante os nossos olhos", mas "que não se pode compreender antes de entender a língua e os caracteres com os quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras. Sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto". Isso significa que a linguagem matemática é, para Galileu, fundamental para a explicação dos fenómenos naturais. Quem não conhecer esta linguagem permanece na ignorância, ou seja, segundo as palavras de Galileu 'vaguearemos num escuro labirinto'.
Posto isto, os alunos do 11ºJ começaram por apresentar O Poema para Galileu, de António Gedeão, cujo pseudónimo é Rómulo de Carvalho."
 (continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário