sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ciência e Filosofia (3)

(continuação das duas publicações anteriores)


"Este poema é sobre a vida de um dos "gigantes da física" – Galileu Galilei que viveu no século XVII. Galileu é considerado por muitos o pai da ciência moderna porque foi o primeiro a combinar observação experimental com a descrição dos fenómenos num contexto teórico, com leis expressas em formulação matemática. Pode dizer-se que Galileu marcou a transição da filosofia natural da Antiguidade ao método científico atual. Durante a sua vida, dedicou-se aos estudos relacionados com a Física, sendo esta uma ciência extremamente importante para o homem e para a evolução. Teve o início na Grécia Antiga, onde os filósofos procuravam entender o funcionamento da dinâmica do planeta Terra e seus fenómenos.

No contexto desta afirmação
, a professora apresentou o exemplo de Tales de Mileto, que foi considerado o primeiro filósofo pelo facto de buscar explicações de todas as coisas através de um princípio ou origem causal (archea), diferentemente do que os mitos antes mostravam. Tales acreditava que os mitos não eram suficientemente esclarecedores e, como tal, procurava uma explicação racional para entender o mundo à sua volta. Essa busca racional pela verdade marca o início da Filosofia.
De seguida, os alunos do 11ºB iniciaram a explicação sobre algumas estrofes importantes no poema.

- e jurava a pés juntos e apostava a cabeça
sem a menor hesitação-
que os corpos caem tanto mais depressa
quanto mais pesados são.


Pois não é evidente, Galileo?
Quem acredita que um penedo caia
com a mesma rapidez que um botão de camisa ou que um seixo da praia?

            Os alunos começaram por esclarecer que, segundo Galileu, dois objetos pequenos, compactos e com pesos distintos lançados a uma curta distância, atingiriam o chão à mesma velocidade, o que se refere a uma queda livre. Tal deve-se ao facto de a única força a atuar neles ser a força gravítica (uma força à distancia que a Terra exerce sobre sobre o nosso corpo), ou seja, a resistência do ar neste caso é desprezável. O movimento é o movimento uniformemente acelerado na descida e uniformemente retardado na subida, uma vez que a aceleração é a aceleração gravítica (cujo valor é 10m/s2), o que implica que velocidade aumente 10 metros em cada segundo durante uma descida e diminua 10 m/s numa subida. Os aprendizes apresentaram ainda a experiência que prova a conclusão de Galileu, que consistia em calcular a variação da aceleração através da expressão a=V/t (a variação de aceleração é igual à variação de velocidade a dividir pela variação de tempo). A variação de velocidade é, por sua vez, determinada pela distância que o objeto percorre entre duas células fotoelétricas. Neste caso, é espectável verificar que a aceleração dos diferentes objetos sejam bastante próximas e é idêntica à aceleração gravítica."
                                                                                                         
(continua) 

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