sexta-feira, 14 de julho de 2017

Ciência e Filosofia (4)

Continuação das publicações anteriores:


"Em relação aos planos inclinados, os alunos explicaram a experiência de Galileu, que implicou a montagem representada na seguinte figura: 


Esta experiência consistiu em ir baixando sucessivamente a inclinação do segundo plano inclinado e, a partir daí, Galileu reparou que independentemente da inclinação do segundo plano, a bola atingia sempre o topo. Assim, Galileu deduziu que se o plano fosse horizontal (em vez de inclinado) a bola iria permanecer sempre em movimento e só iria devido à existência de alguma força de atrito ou contacto com algum obstáculo. Deste modo, Galileu, ao contrariar Aristóteles (que afirmava que um corpo em movimento acabaria eventualmente por parar) mostrou mais uma vez a sua irreverência e ideias revolucionárias que na altura não foram aceites, mas que atualmente são imprescindíveis no que diz respeito ao conhecimento dos fenómenos que ocorrem no mundo.

Os alunos terminaram a sua apresentação focando a seguinte passagem do poema, uma vez que esta se relacionava com a sua apresentação:

foram caindo,
caindo,
caindo,
caindo,
caindo sempre,
e sempre,
ininterruptamente,
na razão directa do quadrado dos tempos.

Joseph-Nicolas Robert-Fleury, (1797-1890) Galileu perante o Tribunal do Santo Ofício
                Por fim, a professora agradeceu a presença de todos os elementos presentes, nomeadamente aos alunos que participaram na apresentação dos conteúdos focados durante o encontro e à professora dos alunos do 11ºJ, que disponibilizou o seu tempo de aula.


Considerámos este encontro extremamente enriquecedor, uma vez que permitiu aos alunos dos diferentes cursos apreender noções importantes não só relacionados com o seu curso, mas também sobre os fenómenos da Natureza." 

Relatório dos alunos Zhu Yuwei e Daniel Silva, 11º B


Nota - Esta atividade de âmbito interdisciplinar permitiu que alunos de Cursos diferentes, o 11ºB de Ciências e Tecnologias e o 11º J de Línguas e Humanidades, comunicassem entre si a partir da disciplina comum de Filosofia. Foi uma atividade integrada no Projeto Leituras Entrelaçadas da BECRE da Escola Secundária de Madeira Torres. Contou com a colaboração da professora Paula Gonçalves, professora de Física e Química do 11ºB, e das professoras Manuela Catarino e Beatriz Duarte, professoras de História e de Português, respetivamente, dos alunos do 11ºJ. De relevar a participação dos alunos do 11º B, João Ramalho, Mariana Feliciano e Joana Bezerra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário