segunda-feira, 29 de abril de 2024

Olhar e VER (11)

                      Exposição "Parceiros"


O que os nossos alunos viram...


Escolhi esta obra devido à história que a mesma transmite, inspirada em uma fotografia que foi tirada durante o combate na guerra da Ucrânia (imagem televisiva). 

A obra mostra um homem (Soldado Ucraniano) retratado em uma sala, o quadro possui tonalidades brancas, amarelas e vermelhas, nas paredes pode-se observar palavras escritas como “Mariupul” e “Azuvstal” fazendo referência ao local exato da foto original; podemos ainda ver manchas de diversas cores no chão da sala, a fazer referência aos destroços que a guerra causou; o soldado na pintura recebe o raio de luz de braços abertos demonstrando que ainda há esperança, no meio de tanta destruição. 

Esta foi a minha interpretação da obra, e foi por isso que a escolhi, os detalhes, a fotografia original e o simbolismo que tal obra tem no atual cenário mundial é simplesmente incrível. 

André L.


‘’À PAZ’’ é uma pintura de António Maria, concebida no ano de 2022. É uma pintura a acrílico sem tela, nas dimensões de 90 cm por 90 cm. Predominam as cores quentes, como tons vermelhos e amarelos, com um pequeno feixe azul claro a cobrir uma parte da tela. É possível observar uma figura humana a receber este feixe de clareza, no meio da confusão de vermelhos.

Esta obra chamou-me a atenção devido ao contraste de cores e ao que simboliza. A meu ver, esta obra representa a esperança na humanidade, por parte do autor. O ambiente é um ambiente vermelho e quente, ambiente parecido com o normalmente descrito no inferno. Este inferno é a representação dos pecados humanos, da maldade pura da humanidade. Mas, com esta obra, António Maria consegue criar um feixe de esperança nesta maldade, como se, mesmo que estejamos mal na vida, existisse sempre uma saída positiva, uma solução para a miséria, uma forma de voltar a reconstruir o nosso futuro com os erros do passado. A presença de uma figura humana a receber este feixe de luz representa exatamente essa esperança, na medida em que este ser não se prende na miséria, mas foca-se no feixe de luz azul-clara, no futuro melhor que há de vir.

Concluindo, esta obra, na minha opinião, possui um significado forte e uma apresentação e composição de cores capazes de representar isso mesmo.

Lourenço R.





Sem comentários:

Enviar um comentário