quinta-feira, 16 de novembro de 2023

FILOSOFIA HOJE - Byung -Chul Han, A dominação torna-se completa no momento em que se apresenta como liberdade

Byung-Chul Han, Filósofo norte-coreano (radicado em Berlim), n. 1959

Somente um regime repressivo provoca a resistência. Pelo contrário, o regime neoliberal, que não oprime a liberdade, e sim a explora, não enfrenta nenhuma resistência. Não é repressor, e sim sedutor. A dominação torna-se completa no momento em que se apresenta como a liberdade.

O romance 1984 de George Orwell transformou-se há pouco tempo num sucesso de vendas mundial. As pessoas têm a sensação de que algo não anda bem com nossa zona de conforto digital. Mas nossa sociedade se parece mais a Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley. Em 1984 as pessoas são controladas pela ameaça de serem machucadas. Em Admirável Mundo Novo são controladas pela administração de prazer. O Estado distribui uma droga chamada “soma” para que todo mundo se sinta feliz. Esse é nosso futuro.

Na depressão perdemos a relação com o mundo, com o outro. E afundamo-nos num ego difuso. Penso que a digitalização, e com ela o smartphone,  transformam-nos em depressivos. Há histórias de dentistas que contam que seus pacientes se agarram-se aos seus telefones quando o tratamento é doloroso. Por que o fazem? Graças ao telemóvel sou consciente de mim mesmo. O telemóvel ajuda-me a ter a certeza de que vivo, de que existo. Dessa forma agarramo-nos ao celular em situações críticas, como o tratamento dentário. Eu lembro-me que quando era criança apertava a mão da minha mãe no dentista. Hoje a mãe não dá a mão à criança, e sim o telemóvel para que se agarre a ele. A sustentação não vem dos outros, e sim de si mesmo. Isso adoece-nos. Temos que recuperar o outro.

Excertos da entrevista dada ao jornal El País, em 9 de out. 2021

Consultável, aqui: Byung-Chul Han: “O celular é um instrumento de dominação. Age como um rosário” | Cultura | EL PAÍS Brasil (elpais.com)

Sem comentários:

Enviar um comentário