sábado, 2 de abril de 2016

O Caso do Homem Que Memorizava Tudo



Neste livro, editado em português pela Relógio D'Água, o psicólogo A.R. Luria relata a vida de um homem com uma memória fora do comum que acompanhou ao longo de trinta anos. Este estudo começou em meados dos anos vinte do século passado.

Transcrevemos da Introdução:
« Este breve relato sobre a memória de um homem baseia-se numa impressionante história. Durante quase trinta anos o autor teve a oportunidade de observar sistematicamente um indivíduo cuja memória excecional era uma das mais fascinantes alguma vez descritas pela literatura desta área.
A enorme quantidade de material reunido, durante esse período, tornou não só possível explorar os principais padrões e estratégias de funcionamento dessa memória, que era para todos os efeitos práticos inesgotável, como ainda delinear as características da personalidade deste homem extraordinário.
Ao contrário de outros psicólogos, que se dedicaram ao estudo de pessoas que possuíam um dom excecional, o autor não se restringiu a medir a capacidade e a estabilidade da memória do paciente ou a descrever os esquemas utilizados pelo mesmo para recordar e reproduzir o material. Ele estava de longe mais interessado em estudar outros aspetos importantes da personalidade e no desenvolvimento desta, nos hábitos individuais do pensamento e da imaginação e no comportamento do indivíduo? Quais as mudanças que ocorrem no mundo interior de uma pessoa, nas suas relações com os outros, no seu próprio estilo de vida, quando um elemento da sua constituição psíquica, a memória, atinge um grau de desenvolvimento tão invulgar que começa a alterar todos os outros aspetos da sua atividade mental?» (pp. 30-31)

Sem comentários:

Enviar um comentário