segunda-feira, 17 de março de 2014

Qual o problema do mundo...

Não conheço a obra de onde teria sido retirada esta afirmação do filósofo e matemático do século XX, Sir Bertrand Russell. Mas aceito facilmente que tivesse sido dita por si e acho-a com muito acerto.
Mas atenção, cuidado com as interpretações precipitadas. Como os alunos de Lógica sabem - e os outros também - afirmar que «os estúpidos são confiantes» não se pode converter em «todos os confiantes são estúpidos»!!!!
Haja esperança!



retirado daqui: https://www.facebook.com/pages/Ol%C3%A1-Consci%C3%AAncia/307867466009712?ref=stream

1 comentário:

  1. A partir do texto podemos concluir que Bertrand Russell afirma que o problema do mundo é que existem demasiadas pessoas excessivamente confiantes sem razões para o ser.
    Isto porque "os estúpidos" não raciocinam de forma a encontrar o verdadeiro conhecimento e contentam-se com o que já sabem.
    Os inteligentes procuram analisar toda e qualquer questão que lhes seja posta utilizando a lógica (esta ensina a detetar erros e ambiguidades) e indagar o mundo mundo circundante.

    Mas atenção: tal como a frase «os estúpidos são confiantes» não se pode converter em «todos os confiantes são estúpidos», também a partir da frase «os inteligentes são cheios de dúvidas» não podemos fazer a generalização de que que «todos os que estão cheios de dúvidas são inteligentes». (Porque estar cheio de dúvidas não implica querer saber as respostas, muito menos procurá-las).


    J.A. & V.C. - 11ºD

    ResponderEliminar