quarta-feira, 20 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2019 (2)

Esta publicação surge diretamente na continuidade da anterior.

Apresentamos um segundo texto, precedido de uma imagem de «Guernica», publicado no site oficial da UNESCO, com tradução da nossa responsabilidade.

Tapeçaria representando o quadro de Pablo Picasso pintado em 1937 e intitulado «Guernica». Exposto perto da sala do Conselho de Segurança em Nova Iorque, esta tapeçaria evoca os horrores da guerra e tem o nome de uma cidade basca destruída durante a guerra civil espanhola.
A Filosofia
Vários pensadores sugerem que o «espanto» está no cerne da filosofia. Seguramente, a filosofia surgiu desta tendência natural própria dos homens de se espantarem deles mesmos e do mundo no qual vivem.
Esta disciplina que se pretende «sabedoria» ensina-nos a refletir sobre a reflexão, a pôr em causa verdades bem estabelecidas, a verificar as hipóteses e a encontrar conclusões.
Desde há séculos e isto em todas as culturas, a filosofia deu origem a conceitos, ideias e análises, formulando assim os fundamentos do pensamento crítico, independente e criativo. O Dia da Filosofia na UNESCO permitiu a esta instituição celebrar em especial a importância da reflexão filosófica e em encorajar as populações do mundo inteiro a partilhar entre si a sua herança filosófica.
Para a UNESCO, a filosofia oferece os fundamentos concetuais dos princípios e dos valores de que a paz mundial depende – a democracia, os direitos humanos, a justiça e a igualdade.
A filosofia permite consolidar estes autênticos fundamentos da coexistência pacífica.
Mais de setenta países, vinte e cinco deles em África, celebraram as duas primeiras edições do Dia que deu a todos, independentemente da sua cultura, a feliz oportunidade de refletir sobre variadas questões tais como – quem somos nós enquanto indivíduo e enquanto comunidade mundial? A interrogarmo-nos sobre o estado do mundo e se ele corresponde aos nossos ideais de justiça e de igualdade, a perguntarmo-nos se a nossa sociedade vive de acordo com as normas éticas e morais das nossas grandes Declarações.
Este Dia deu-nos a oportunidade de fazer também perguntas frequentemente esquecidas:
  • De que é que nos esquecemos de pensar?
  • A que realidades intoleráveis nós nos estamos a habituar?
Disponível em https://www.un.org/fr/events/philosophyday/background.shtml , consulta a 19 de novembro, 2019. Tradução para português da responsabilidade do Grupo Disciplinar de Filosofia da Escola Secundária de Madeira Torres.

Sem comentários:

Enviar um comentário