A afasia atinge o lado esquerdo do cérebro, área que centraliza a linguagem — Foto: Istock Getty Images |
A afasia é uma perturbação da comunicação decorrente do comprometimento adquirido das modalidades de linguagem, afetando a participação e a qualidade de vida da pessoa com afasia e a qualidade das suas relações com familiares e amigos.
A afasia mascara as competências de quem a apresenta, e afeta o seu funcionamento em todos os relacionamentos, papéis e atividades da vida, influenciando assim a sua inclusão e conexão social, o acesso a informações e serviços, a igualdade de direitos e o seu bem-estar na família, na comunidade e na cultura.
A pessoa com afasia poderá ter dificuldade em se expressar quando fala, em compreender o que outros dizem e/ou em ler e escrever. A afasia poderá ainda dificultar a capacidade da pessoa para compreender e/ou usar os gestos. A afasia não afeta a inteligência.
A principal causa da afasia é o AVC sendo que 20% a 40% dos AVCs resultam em afasia aguda.2 No entanto, outras causas possíveis são: tumores cerebrais, traumatismos crânioencefálicos (TCE), infeções ou outras lesões cerebrais.
Nos casos em que a afasia surge devido a uma doença degenerativa estamos perante outro tipo de afasia, a Afasia Progressiva Primária (APP).
Retirado de https://ipafasia.pt/afasia/ (consulta a 19 de abril 2022)
Sem comentários:
Enviar um comentário