quinta-feira, 23 de junho de 2016

Caça à arte pelas ruas de Torres Vedras (3)

Enquanto circulávamos pelas ruas da cidade foi esta que escolhi porque de uma forma estranha e inexplicável me atraiu...



Esta pintura encontra-se numa das áreas centrais da cidade de Torres Vedras.
Das fotos que tirei enquanto circulávamos pelas ruas da cidade foi esta que escolhi porque de uma forma estranha e quase inexplicável me atraiu. Não sei se foi por estar num local amplo, que me deu a sensação de que a pintura se encaixava na perfeição no meio em que se encontrava ou se por oposição, ela se destacava em relação ao que a rodeava.
Trata-se de uma clara imitação da natureza humana pela representação da face de um jovem rapaz. A minha interpretação do que está representado nesta pintura é: esta representa um jovem negro que se encontra a sorrir por ter acesso ao acontecimento (representado pelos livros) pois se formos ao fundo da questão, e presumirmos que este é um estudante num país como por exemplo África do Sul, sabemos que nesse país o acesso à educação não é para todos. Dado isto, ele encontra-se a sorrir por se sentir um privilegiado.
A outra interpretação que posso fazer desta pintura é que ao representar um jovem e a felicidade deste através do sorriso, o autor desta obra pode querer demonstrar as saudades que eventualmente sente dos tempos em que estudava e saudades da felicidade que experienciou.

Em conclusão, acho que esta pintura, à primeira vista, parece algo muito simples, sem objetivo algum além de simplesmente representar um estudante quando, na verdade, podemos tirar muito mais daquilo que realmente quer transmitir se refletirmos seriamente sobre o seu significado. 

Ema Reis, 10ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário