segunda-feira, 9 de julho de 2018

Qual o principal problema dos adolescentes de hoje em dia?

Esta era a pergunta da sondagem que lançámos aquando da vinda do Professor Daniel Sampaio à nossa escola, como aqui temos amplamente documentado. Decorreu entre Janeiro e Junho. Apesar da amostra ser passível de ser considerada pouco significativa, a partir da análise das respostas dadas, constatamos que o principal problema se encontra na "Comunicação na família" (38% = 34 respostas em 88 ). Em segundo lugar, com alguma distância, encontramos a "Pressão para o sucesso escolar" (29% = 26 respostas em 88) e só em 3º lugar a "Dependência da net" (19%, 17 respostas em 88). As outras hipóteses não têm numero significativo de respostas. O nosso universo é muito limitado, mas não podemos deixar de considerar estes dados interessantes. Temos de confessar, pelo menos, que contrariaram as nossas expectativas. Principalmente, não esperavamos a percentagem da "Pressão para o sucesso escolar". 
Deixamos aqui só algumas interrogações.
- As dificuldades de comunicação na família não serão a ponta de um icebergue?... 
E a pressão para o sucesso escolar não terá alguma ligação com as dificuldades de comunicação na família? Não sentirão os nossos jovens que a escola, ou o prosseguimento de estudos num certo sentido, é sobrevalorizada pelos pais sem que haja um efetivo acompanhamento dos jovens quanto às suas necessidades, interesses e aspirações? Ao mesmo tempo, a dependência da net, que abarca pais e filhos, não está a ser fator de isolamento, logo, fator que gera (sem que os envolvidos se deem conta) dificuldades na comunicação presencial? 

De qualquer modo, independentemente dos resultados da nossa "sondagem", demo-nos conta que os alunos presentes no encontro com o Professor Daniel Sampaio são muito sensíveis às questões relativas às consequências do uso (ou abuso) das novas tecnologia. É o que vamos analisar em próximo post.

1 comentário:

  1. Eu gostei bastante deste post porque é simples e objetivo mas ao mesmo tempo claro. Acredito que o que é apresentado neste post é bastante verdade, pois se não houver conversa entre a família, o adolescente pode tornar-se reservado e deixar de comunicar com a sociedade em geral. Também pude perceber um pouco da visão do Professor Daniel Sampaio sobre os adolescentes quando ele foi à nossa escola este ano. Gostei bastante dos livros que ele escreveu, principalmente o livro Do Telemóvel Para O Mundo.
    Daniela de Brito, 12ºI

    ResponderEliminar