quinta-feira, 19 de julho de 2018

Ainda acerca de "Vozes e Ruídos", a palavra dada aos alunos (6)

Não podemos deixar de agradecer, de novo, a TODOS os alunos que com as suas perguntas, as suas dúvidas, o seu entusiasmo, tornaram o encontro com o Professor Daniel Sampaio um momento de grande envolvência, de manifestação de curiosidade intelectual e espírito crítico.

E terminamos esta viagem com um texto do S. O. que sai um pouco fora do expectável. Interessante, portanto....


Palmadinhas nas costas

    «Atualmente, quando ouço falar em adolescência, a primeira palavra que me vem à mente é facilidade, a facilidade que conseguimos as coisas sem qualquer esforço. Hoje em dia dão-nos muitas palmadinhas nas costas, andamos de olhos fechados todos os dias, mas de um momento para o outro quando atingimos a independência que tanto queríamos, ao mínimo obstáculo, caímos…
    Agora, erramos sem saber no que é que erramos, caímos sem saber onde caímos, é impossível levantar alguém que sempre viveu de olhos fechados e quando tentamos abrir os olhos não se vê nada. Voltamos a fechar os olhos e voltamos à casa dos nossos país onde viveremos até aos 40 talvez. Falta-nos viver um pouco do tempo dos nossos país e avós, onde aos 14 já se conduzia, aos 16 já se tomava conta de uma padaria sozinho e onde sempre se viveu de olhos abertos. Talvez por causa dessas vidas que os nossos país viveram é que eles nos tentam proteger a todo o custo, para que nós não vivamos o que eles viveram, mas na minha opinião um pouco dessas vivências não nos faziam mal nenhum até pelo contrário.
    Hoje temos brincadeiras estúpidas e tratamo-nos como se fôssemos objetos, vivemos para ter 100 likes numa foto, tiramos fotos com muitos monumentos e muitos países mas no fundo não aprendemos nada, foi só para dizer que tivemos lá. Somos um livro aberto para todas as pessoas eventualmente muitos de nós nem conhecem os seu amigos, vivemos num mundo de interesse onde o banco dos favores é o mais utilizado em todo o mundo...
...........................................................................»


   

Sem comentários:

Enviar um comentário