segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ainda acerca de "Vozes e Ruídos", a palavra dada aos alunos (2)

Na continuidade do post anterior.

Se fosses o autor...

«Na minha opinião, tendo em conta a evolução da sociedade, se o livro “Vozes e Ruídos” fosse escrito nos dias de hoje, ao capítulo Adolescência e Adolescentes não poderia faltar a abordagem da invenção que veio revolucionar o modo como comunicamos uns com os outros e que deu início à maior onda de globalização alguma vez registada – a Internet. Para além de afetar a forma como comunicamos a internet e as redes sociais vieram também interferir no desenvolvimento dos jovens e afetar a relação que estes têm com pais e amigos. É através das redes sociais que os jovens desabafam, partilham confissões e opiniões, são também as redes sociais que ajudam o jovem na criação de um sistema de valores pessoais e muitas vezes na busca por uma identidade com a qual se sinta confortável e realizado. Por tudo isto e muito mais adoraria ler um parágrafo sobre a influência da internet e das redes sociais na adolescência escrito pelo professor e psiquiatra Daniel Sampaio.»

«Seria sobre a internet, pois hoje essa realidade virtual domina a vida das pessoas, em especial dos adolescentes. É tanto o controlo sobre a mente destes que mergulham nesta realidade sem conhecerem os perigos que advertem da má utilização. Ao mergulharem nesta realidade virtual isolam-se do mundo real, ou seja, isolam-se dos amigos e da família principalmente, que são aqueles que os podem proteger.
Sendo este isolamento cada vez maior o adolescente começa a ver a internet como o seu único amigo, partilhando assim a sua vida pessoal e expondo se a perigos.
É a partir daqui que o jovem começa a sofrer de cyberbullyng, mantendo se calado e sem pedir ajuda.
Concluindo, a minha opinião e consequentemente, a minha posição sobre este assunto é que ninguém deve chegar a este ponto. Não somos só nós adolescentes que estamos em perigo mas como também os adultos. Há que utilizar os meios à nossa disposição mas nunca em demasia.»

«Acrescentaria um parágrafo acerca das novas tecnologias e das redes sociais, uma vez que sinto que isso é algo que cada vez mais está presente, não só na vida dos adolescentes como na vida dos pais, que muitas vezes, não se apercebendo disso estão a contribuir para o crescimento do vício dos filhos. É cada vez mais comum ver-se almoços de grupos de amigos. ou até mesmo de família, que são arruinados por estas pequenas máquinas, a que deram o nome de telemóveis. Digo isto, mas eu própria o faço, muitas das vezes até inconsciente do que estou a fazer.»

Sem comentários:

Enviar um comentário