segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ainda acerca de "Vozes e Ruídos", a palavra dada aos alunos (3)


Na continuidade de posts anteriores.

Se fosses o autor...

«O parágrafo que acrescentaria a este capítulo seria, sem dúvida, a relação dos adolescentes com a internet e os meios de comunicação. No ano em que este livro foi publicado eram poucas as pessoas que tinham um computador em sua casa. Hoje em dia, passa-se exatamente o contrário: são poucas as pessoas que não têm o seu próprio computador ou telemóvel.
As novas tecnologias alteraram a forma como se processam as relações interpessoais. Os dispositivos móveis (telemóveis, tabletes…), a internet e as redes socias tornaram-se instrumentos indispensáveis para um número massivo de utilizadores, facilitando a comunicação e a troca de dados entre pessoas de diferentes pontos do planeta. Além disto, os meios de comunicação social – televisão, computador, jornais, cinema, livros (…) - estão presentes em quase todos os domínios da nossa vida social, tornando-se praticamente inevitáveis.
                Os adolescentes passam muito tempo no telemóvel, computador, consolas (…), e apesar de ter as suas vantagens, também pode ser bastante prejudicial, no sentido da comunicação e do diálogo com os outros. Esta situação acontece cada vez mais cedo nos adolescentes, uma vez que estes estão cada vez mais dependentes dos aparelhos eletrónicos.
                Na minha opinião, o nosso telemóvel, mp3 (…) funciona um pouco como “escudo” da sociedade, ou seja, eu ao ouvir um conjunto de músicas posso facilmente “viajar” por vários sítios e vários estados de espirito. O mesmo acontece com os filmes ou séries que vemos, em que durante esse tempo, nós temos a capacidade de nos abstrair do mundo real e esquecermo-nos dos problemas que temos ou das tarefas que temos de realizar até determinado dia.»


«O parágrafo que acrescentaria a este capítulo trataria o tema da comunicação de atualmente, mais especificamente de como se alterou. Não no sentido de “agora há telemóveis e a Internet, que permitem comunicar instantaneamente e sem esforço” mas sim no da alteração na capacidade de falar, principalmente dos jovens de hoje em dia, que cresceram com estas novas tecnologias e por isso foram mais afetados que as gerações anteriores. Penso que seria interessante ver este assunto explorado de uma forma científica e objetiva, pois tentei perguntar isso ao professor Daniel Sampaio durante a palestra na nossa escola mas o professor acabou por aprofundar o assunto de outra forma.    Se está a haver uma transformação biológica no ser humano no que respeita à expressão/comunicação, penso que seja de máxima importância explorá-la.»

Sem comentários:

Enviar um comentário