segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ainda acerca de "Vozes e Ruídos", a palavra dada aos alunos (5)

Na continuidade de posts anteriores.
Até agora, os textos que publicámos dos nossos alunos têm um tema marcante, girando em torno de questões relativas ao uso das novas tecnologias. Os textos que publicamos a seguir saem deste quadro geral.


Se eu fosse o autor...


«O parágrafo que eu acrescentaria a este capítulo da obra “Vozes e Ruídos” de Daniel Sampaio, “Adolescência e Adolescentes”, seria a abordar um tema que foi discutido na “conversa” com Daniel Sampaio, seria, portanto, a forma como a separação dos pais afeta a vida de um filho. 
Neste capítulo iria oferecer duas hipóteses: uma em que a separação dos pais se procede durante a infância; e outro onde é na adolescência que os pais se divorciam. 
Na primeira iria tentar explicar como é que a separação dos pais afeta a criança e a sua confiança depositada nas pessoas, uma vez que pode sentir que foi abandonada por um dos progenitores (normalmente é o pai quem sai de casa) e em alguns casos onde as crianças pensam até que foram elas quem prejudicaram a relação dos pais e que são o motivo da separação.
Na segunda hipótese tentaria compreender como é que a separação dos pais, e consequente saída de casa de um deles, influenciar a passagem pela adolescência, determinando se, na maioria dos casos, os jovens têm dificuldades (rebeldia, faltar à escola, etc. - demostrando que esses atos de rebeldia podem funcionar como uma tentativa de reaproximar os pais) ou se, por outro lado conseguem aceitar e entender essa separação. 
Na minha opinião, este parágrafo seria fundamental para que os pais (separados) conseguissem encontrar uma maneira de como lidar com as atitudes do filho e assim, compreende-lo. Assim como seria também seria indispensável os filhos lerem este parágrafo para entenderem o que sentem e para, integrando no texto uma explicação do que leva casais a separarem-se, ter uma noção do porquê da separação dos pais.»

«O tema que eu acho que devia ser abordado é a violação.
É um tema que causa enormes danos no psicológico de uma pessoa, que afeta uma série de coisas tais como as relações com os outros, medo da socialização levando ao isolamento e em casos mais graves ao assunto já abordado no livro, o do suicídio.
Eu sei que a violação não é uma doença (...) mas eu acho que quando acontece danifica tantos fatores na adolescência (...) que chega a afetar a vida adulta.
E um tema que não é igual visto que, cada caso, é um caso.
Mas eu gostei muito das perspetivas do professor e gostaria de saber de que forma o mesmo iria abordar este tema.»

Sem comentários:

Enviar um comentário