segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ainda acerca de "Vozes e Ruídos"...a palavra dada aos alunos (1)

Sabendo que o livro "Vozes e Ruídos" foi escrito na década de 90, lançámos um desafio aos nossos alunos...

Se fosses o autor, que capítulo acrescentarias a este livro?
Aqui deixamos algumas sugestões:


«A tecnologia e a internet vieram revolucionar toda a vida familiar: não só afetaram os adolescentes, como também pais e avós. As consequências desta influência no meio familiar vieram a traduzir-se em alterações da comunicação da família. Não é raro observar-se uma família a jantar fixando todo o tipo de ecrãs: Sejam estes da televisão, do smartphone ou do tablet. Embora a internet tenha permitido uma rápida comunicação entre todos os seres humanos do planeta, também prejudicou a comunicação direta entre os pais e o jovem. Este é um problema atual e que deve ser solucionado de modo a existir um acesso à internet e à tecnologia, mas também uma aberta comunicação com os adolescentes, pois este é um período em que todas as questões e problemas dos jovens devem ser discutidos e alvo da atenção das famílias.
Desde a data de publicação da obra “Vozes e ruídos” até à atualidade, o mundo assistiu a uma grande revolução tecnológica. A sociedade atual encontra-se constantemente “ligada” e em rede. Esta revolução inovou o acesso à cultura e a comucação rápida mas, por outro lado, invadiu a vida familiar. Esta invasão traduziu-se em consequências para o adolescente e, por essa razão, decidi abordar o tópico no meu parágrafo.»



«Visto que a obra foi escrita há muitos anos, podemos sublinhar diversas diferenças entre a vida de antigamente e a atual. Assim, considerando o “Desenvolvimento Tecnológico” como mudança principal, se eu tivesse de acrescentar um capítulo à obra, esse seria o seu título. Explorando, agora, as razões para a minha escolha do desenvolvimento da tecnologia como maior mudança nestes últimos anos, devo sublinhar que o aparecimento e desenvolvimento desta foi um fator de mudança no modo de vivência, bem como de comportamento. Os jovens que, ao contrário dos seus progenitores, nasceram já com alguns aparelhos eletrónicos e modernos viram-se habituados a este mundo onde predomina a comunicação não física, mas sim por rede que por si facilitou mudanças estruturais na família, grupos de amigos, nas próprias amizades e dificultou, de certo modo, a construção do senso de identidade. Por um lado, a família, com, muitas vezes, parentes antiquados e não habituados às novas tecnologias, pode tentar fazer de barreira a certos comportamentos encarados como normais atualmente, tais como o uso frequente do telemóvel e a dependência de certos aparelhos. As famílias podem, então, tentar travar a utilização destes, contudo, esta mudança e adaptação por parte dos jovens é inevitável, pois na sociedade em que vivemos já começa a ser improvável um adolescente sem contacto com redes sociais ou mesmo qualquer aparelho tecnológico, seja ele o telemóvel ou mesmo a televisão. Os grupos de amigos nesta nova sociedade vão ter outra consistência comparando com anos anteriores, pois com a existência de redes sociais e Internet, certos modos de pensar ou estereótipos vão ser mais frequentes, podendo, por um lado, facilitar relações, mas por outro lado, mais frequentemente, afastar certos indivíduos dos grupos considerados “populares”. Uma das grandes finalidades da adolescência é o senso de identidade. No entanto, esta obtenção não vai ser fácil para todos os indivíduos, sendo que esta tendência tem vindo a aumentar visto que as redes sociais, principalmente, têm vindo a incutir um certo modo de pensamento, de vida e de aparência que nem todos os adolescentes conseguem atingir (...). Assim, com a tentativa de ser alguém que um sujeito não é, este vai-se sentir ainda mais aflito a chegar a conclusões claras sobre si, adiando a obtenção do senso de identidade. Por fim, considero que a obra analisada considera quase todos os aspetos fundamentais que caracterizam a adolescência e o único capítulo que acrescentaria seria este, que, intitulado de “Desenvolvimento Tecnológico”, iria abordar as diferenças comportamentais resultantes do Desenvolvimento Tecnológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário