quarta-feira, 15 de maio de 2019

Vamos identificar as seis emoções básicas do ser humano?

Não há quem nunca tenha sentido uma explosão de alegria incontrolável... ou, pelo contrário, uma profunda tristeza, um desânimo profundo...E medo? Ui, por um ratito insignificante, um aranhiço...E surpresa? Às vezes bem que gostaríamos de disfarçar! Mas não, as emoções não enganam, embora muitas vezes as procuremos controlar. E talvez o consigamos algumas vezes, principalmente se não houver por perto nenhum olhar atento...
Estas são as fotos de Ekman que, na sequência do trabalho de Darwin, fez o registo de seis emoções básicas no ser humano, quer dizer seis emoções que pertencem ao património genético da espécie, que têm uma função adaptativa e que, portanto, são universais e reconhecíveis em qualquer ser humano, independentemente da cultura. 


P. Ekman, 2003, Unmasking  the Face (imagem daqui https://clue-lab.com.br/2018/01/04/as-7-emocoes-universais/

São elas, a tristeza, o medo, a surpresa, a repulsa (ou aversão, nojo, disgusting), a raiva, a alegria (mais tarde Ekman acrescentou o desprezo).
Não estão por ordem, mas é de propósito. Ora se são universais, devem ser facilmente reconhecíveis, não?

3 comentários:

  1. As emoções e a capacidade de cada um exprimi-las depende de pessoa para pessoa embora sejam reconhecidas facilmente a nível universal. Concordo quando dizemos que se são universais, são facilmente reconhecidas, pois todas as pessoas exprimem de maneira muito semelhante cada emoção.
    Podemos facilmente identificar, por exemplo a tristeza, pelas lágrimas, a alegria através de um grande sorriso, e isso são manifestações ás quais podemos dar universalidade.
    Respondendo á pergunta da publicação "Ora se são universais, devem ser facilmente reconhecíveis, não?" e observando a imagem apresentada, consigo identificar as emoções (por ordem) que cada pessoa exprime independentemente da sua cultura: raiva, medo, nojo ou a repulsa, surpresa, alegria e desprezo (da esquerda para a direita)
    Embora cada pessoa se manifeste de forma diferente e embora muitas delas possam conseguir esconder o que querem exprimir, quando dão asas ás manifestações emocionais, todos nós conseguiríamos identificar cada emoção básica através dos seus comportamentos ou expressões faciais.
    Iara Sarreira 12ºI

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião não é de admirar que seja complicado reconhecer algumas emoções básicas no ser humano, ainda que sejam universais, uma vez que existem pessoas com formas de reação bastante complexas, outras que reagem a sentimentos com expressões que normalmente iríamos associar a outros sentimentos básicos, e ainda outras pessoas que são mais neutras e portanto é difícil compreender os seus sentimentos. Assim sendo, penso que não seja assim tão simples compreender as emoções de forma universal.

    ResponderEliminar