DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA na ESMT 18nov 2021
Já conhecíamos as fakenews... Com uma história antiga, assumiram novas proporções com a profusão dos media e da Internet. Durante a campanha eleitoral de 2016, nos EUA, em 2016, foram criados sites propositadamente para a emissão de notícias falsas.
Os deepfakes são vídeos criados a partir de inteligência artificial e que reproduzem a aparência, as expressões e até a voz de alguém do mundo real.
A partir da publicação de um vídeo na rede social TikTok, tem-se divulgado este termo deepfakes e retomou-se a questão relativa ao perigo que o uso desta tecnologia pode constituir, tornando-se uma arma poderosa de criação de factos e de manipulação.
Uma destas imagens não é verdadeira, quer dizer, uma delas não é uma imagem do verdadeiro Tom Cruise. Descubra qual.
Pode ver aqui o vídeo divulgado no TikTok com imagens de um falso Tom Cruise. Este vídeo é assumidamente uma brincadeira. Saber que quem vemos como Tom Cruise não é Tom Cruise espicaça a nossa curiosidade para descobrir os pontos fracos da imitação. Sabemos que existe uma pessoa de carne e osso, uma pessoa real, e há uma imagem que a reproduz mas que não é uma imagem dela. Sabemos, desde o início, que as imagens que vemos são apenas imagens, imagens vazias, imagens que não remetem para um referente real. E se se der o caso, noutras situações, de não sabermos?
Para saber mais.
https://super.abril.com.br/tecnologia/afinal-o-que-sao-deepfakes/
Sem comentários:
Enviar um comentário