terça-feira, 14 de abril de 2015

Olimpíadas Iberoamericanas da Filosofia

Aqui está uma boa notícia que orgulha toda a comunidade filosófica e não só...


Filosofia: Jovens portugueses brilham nas Olimpíadas

Portugal foi o país mais premiado na segunda edição das Olimpíadas Iberoamericanas da Filosofia, com os jovens participantes nacionais a conquistarem um total de três medalhas na competição. O anúncio foi feito este domingo pela Profosos - Associação para a Promoção da Filosofia.
José Nuno Forte, aluno da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém), foi o grande vencedor do concurso, arrecadando o ouro. Maria Beatriz Santos, estudante da Escola Secundária Ibn Mucana (Alcabideche), ganhou uma medalha de prata e Hugo Ferreira Luzio, da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, levou para casa um bronze.
No concurso participaram, também, alunos de escolas de Espanha, Costa Rica, México e República Dominicana, que completaram, nos seus países de origem, mas em simultâneo, uma prova com a duração de três horas que consistiu na elaboração de um ensaio filosófico, avaliado, depois, por um júri composto por especialistas dos países envolvidos no evento.
Numa nota publicada na sua página oficial do Facebook, a Profosos sublinha que as conquistas portuguesas são motivo de orgulho e alerta para o relevo de campos do conhecimento como a Filosofia na atualidade.
"Estes resultados confirmam, uma vez mais, a excelência dos nossos estudantes e reiteram a necessidade de não esquecermos a importância do pensamento, muitas vezes relegado para segundo plano, sob as ciências exatas, num momento que se assume crítico na História da nossa sociedade", afirma a associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário