quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O Cinema como sétima arte - brevíssima história do cinema

Estamos habituados a ouvir a referência ao cinema como sendo a sétima arte. Porquê esta designação? Quais serão as outras seis? Não é difícil responder, pois todas têm uma longa história e convivemos com elas desde sempre, embora a sua classificação tenha variado ao longo do tempo.

A classificação dominante em 1923, data em que Riccioto Canudo no "Manifesto das Sete Artes" designa o cinema como a sétima arte, era a seguinte:

Música, Literatura, Pintura, Escultura, Dança e Arquitetura.

O Cinema é uma arte jovem, mas conta já com uma notável evolução. 

O primeiro grande filme de referência, principalmente como filme de ficção contendo já efeitos especiais, é "Viagem à Lua" de 1902 do francês Georges Méliès. Como não era possível a gravação de som na película, o filme era projetado com um músico presente e um narrador.

São apenas 15 minutos, mas que valem bem a pena!!


Os filmes protagonizados por Charlie Chaplin (1889-1977) são também uma referência incontornável na história do cinema. Ainda hoje nos permitem momentos de fruição estética; muitas das suas cenas mantêm grande força expressiva no registo de emoções e sentimentos de situações constituindo um retrato da condição humana.

No youtube encontram-se muitos desses filmes. Difícil vai ser escolher o que ver em primeiro lugar. 



Sem comentários:

Enviar um comentário