segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Bullying - O que é?

Como muitas outras palavras que integram já o nosso léxico habitual, o termo "bullying" é um anglicismo, significando um "conjunto de maus tratos, ameaças, coações ou outros atos de intimidação física ou psicológica exercidos de forma continuada sobre uma pessoa fraca ou vulnerável" (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, https://www.priberam.pt/dlpo/bullying)

Podemos dizer que atos de bullying sempre existiram. No entanto, particularmente em meio escolar, temos vindo a ter conhecimento de situações que configuram  bullying com consequências dramáticas na vida daquele que é alvo deste tipo de violência.

Nota que nos parece ser, desde já, importante: o MEDO e o SILÊNCIO são os melhores amigos dos agressores.

Do site da APAV selecionámos as seguintes informações:

O QUE É?

É uma forma de violência contínua que acontece entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (por exemplo: terem mais ou menos a mesma idade; estudarem no mesmo sítio).
Bullying


No bullying:

- Existe um desequilíbrio de poder entre quem agride e quem é agredido/a:
  • Quem agride é mais forte ou está em maior número do que a vítima (por exemplo, um grupo de colegas da mesma turma agride um colega de outra turma);
  • A vítima tem alguma característica física que a torna “diferente” dos outros (por exemplo, é mais baixa/ mais alta que os colegas; usa óculos ou aparelho nos dentes; tem sardas; tem uma forma diferente de se vestir; é de uma etnia diferente da maioria ou tem outra nacionalidade);
  • A vítima tem alguma característica na sua “forma de ser” que a pode tornar mais frágil (por exemplo, ser inseguro/a, calado/a e isolado/a).
- Os comportamentos agressivos repetem-se no tempo: acontecem mais do que uma vez.

- Os comportamentos agressivos são propositados: têm o objetivo de assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima.

- As agressões podem ser cometidas contra uma vítima ou contra várias vítimas.




4 comentários:

  1. Para evitar situações de bullying, seja este verbal ou físico, é sempre importante considerar dois fatores: Educar o jovem no sentido de este não se tornar um agressor, e fornecer-lhe informações no sentido de lhe indicar o que fazer em caso de agressão (seja o jovem o agredido, ou apenas observador de agressões a outros adolescentes). A informação mais importante a ser transmitida ao jovem é que este não se encontra sozinho e deve recorrer à família, professores, amigos ou psicólogos numa tentativa de resolver a situação.
    Carla Correi, nº5, 12ºB
    Catarina Hilário, nº5, 12ºC

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ainda existirem alguns casos de bullying,este já não é tão comum nas escolas.O bullying deve-se maioritariamente às diferenças entre colegas. Sendo que o agressor pode atuar de maneira direta, sendo o ato físico (agressões) ou verbal (insultos e ameaças), ou então pode também atuar de maneira indireta (exclusão social). Temos de ser educados de maneira a aceitar, e respeitar as diferenças de todos, para que deixe de existir bullying.
    Inês Francisco, 12ºI
    Margarida Pechincha, 12ºI

    ResponderEliminar
  3. Ainda em relação ao nosso comentário anterior, queríamos esclarecer que na nossa opinião o bullying diminuiu, porque com o nosso trabalho da disciplina de sociologia, sobre a igualdade em contexto escolar, conseguimos observar, através dos questiónarios que fizemos, que as crianças têm uma maior aceitação para com todos os colegas, sendo indiferente a etnia, o género, ou as classes socias.
    InÊs Francisco
    Margarida Pechincha
    12º I

    ResponderEliminar
  4. O Bullying é um conjunto de vários comportamentos agressivos ou de intimidações que apresentam um vasto leque de características comuns, entre as quais são identificadas por estratégias de intimidação do outro, resultando de várias práticas de violentas e agressivas quer por um indivíduo, quer por pequenos grupos. O bullying é um problema mundial e cada vez mais tem vindo a ser muito discutido no ambiente escolar. Infelizmente, crianças e adolescentes sofrem algum tipo de agressão, tanto de forma física como de forma psicológica.
    Na minha opinião o Bullying tem serias consequências, não apenas para a vítima, mas também para o agressor e suas devidas famílias. Para evitar esse tipo de acontecimentos, é necessário que os pais eduquem os seus filhos de forma à que o mesmo não se torne um agressor e ter sempre uma conversa aberta sobre como deve proceder em caso de presenciar uma situação de agressão. Já para as vitimas, devemos sempre dar o nosso apoio, e ao se encontrar em uma situação como essa, a melhor coisa a fazer é ter uma conversa com quem nos sentimos a vontade, e ter uma conversa aberta para poder receber o apoia e a ajuda necessária para ultrapassar esse problema.
    Maria Miranda, 12ºI.

    ResponderEliminar