terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Encontro com...



imagem retirada de http://relates2017.com/speaker/daniel-sampaio/
Sob organização da BECRE da nossa escola e da Texto Editora, decorrerá no próximo dia 11 o Encontro com Daniel Sampaio.
Esta atividade tem vindo a contar com o envolvimento dos alunos, muito particularmente dos alunos de 12º ano das turmas B, C e G (disciplina de Psicologia B), da turma I (disciplinas de Psicologia B e de Sociologia em articulação) e da turma J (disciplina de Sociologia).
Os alunos têm-se mostrado motivados e esperamos que esta atividade responda aos seus interesses e expectativas, que participem nela com gosto e à vontade e que se constitua como uma oportunidade na sua formação pessoal.
Aqui continuaremos a dar conta deste encontro...

9 comentários:

  1. Considero que a ida de Daniel Sampaio à Madeira Torres terá um grande impacto nos adolescentes que até então realizaram um percurso de aprendizagem a fim de acompanhar a informação que irá ser transmitida na palestra! Esta aprendizagem tem demostrado grande interesse pela nossa parte (alunos) visto que lemos algo que diretamente é um pedaço de nós, a adolescência, a fase da descoberta.
    Espero anciosamente a vinda do autor à escola para poder esclarecer todas as questões mais particulares e saber mais sobre os temas que o mesmo irá abordar.

    ResponderEliminar
  2. Estou completamente de acordo com a minha colega. Penso que toda a turma (12ºI) anseia por finalmente conhecer o autor do livro que tem dado aso a diversos debates sobre a adolescência, uma fase preenchida de dúvidas e questionamentos. Acredito que a palestra de amanhã será bastante interessante uma vez que Daniel Sampaio irá abordar entre outros, o tema da Internet e de que forma hoje em dia esta condiciona a vida de todos os adolescentes. Será um complemento bastante interessante ao livro"Vozes e Ruídos" que temos vindo a analisar tanto na disciplina de Psicologia como na disciplina de Sociologia

    Ana Margarida Santos,12ºI

    ResponderEliminar
  3. Após ter lido os comentários acima escritos, pelas minhas colegas, posso afirmar que partilho a mesma opinião.
    É importante, nos dias de hoje, estes temas serem abordados nas escolas, tanto secundárias, como básicas, uma vez que é importante perceber como decorre o processo de desenvolvimento de um adolescente, bem como compreender os fatores que desencadeiam esse mesmo desenvolvimento e quais deles afetam mais a vida do mesmo. Espero que a palestra que nos irá ser fornecida por Daniel Sampaio seja alusiva aos tópicos referidos previamente e que me esclareça algumas dúvidas que apontei aquando da leitura dos diálogos integrados no seu livro “Vozes e Ruídos”.

    Margarida Ourique, 12.º J

    ResponderEliminar
  4. Posteriormente à leitura de alguns excertos da obra “Vozes e Ruídos” de Daniel Sampaio, considerei muito importante os temas abordados no mesmo, visto que penso que seja essencial compreender o porquê e a origem das relações que se criam em torno da adolescência, bem como perceber como é que os pais, os amigos e até mesmo o próprio “eu” influência esse mesmo período, que pode ser problemático ou enriquecedor para o adolescente em questão. Para acrescentar, penso também que este período é um período crucial para o desenvolvimento de competências, sendo estas criadas com a ajuda do ambiente envolvente.

    Joana Franco, 12.º J

    ResponderEliminar
  5. Considero que esta palestra foi extremamente interessante, na medida em que nos foi possível debater diversas questões que afetam a vida dos adolescentes na atualidade. Estou totalmente de acordo com o que as minhas colegas comentaram anteriormente, pois claramente esta palestra ajudou nos bastante a esclarecer certas dúvidas tão recorrentes no nosso quotidiano. Para além de ter captado inteiramente a atenção de todos os presentes.

    Laura Melícias, 12ᵒ J

    ResponderEliminar
  6. Penso que o livro se encontra um pouco desactualizado, o que é normal. O tema das drogas deveria ter sido abordado, na minha opinião.
    Beatriz Francisco
    12ºI

    ResponderEliminar
  7. A atividade realizada, em que os alunos tiveram a chance de dialogar com o Professor Daniel Sampaio mostrou-se de extrema pertinência visto que os alunos estavam motivados para o ouvir esclarecer as suas dúvidas e curiosidades (após, na maioria dos casos, trabalharem excertos da sua obra "Vozes e Ruídos). Isso revelou-se pela quantidade de perguntas colocadas acerca de diversos temas, tais como o suicídio, a relação com os pais e amigos e importância da mesma, a esquizofrenia, o bullying, a Internet e os novos meios de comunicação, entre outros.
    O Professor mostrou-se disponível para responder a todas as questões sem qualquer tipo de constrangimento, o que resultou numa aproximação entre ele e os alunos.
    No fundo foi importante também para ajudar os alunos a conciliar o que ouviram com a matéria que estão a aprender em algumas disciplinas.

    Sofia Reis e Tânia Ferreira, 12ºI

    ResponderEliminar
  8. Primeiramente, gostavamos de dar os parabéns aos organizadores deste projeto. Nos dias de hoje, é cada vez mais escassa a existência de projetos tão cativantes e proveitosos para o nosso futuro. Relativamente à palestra, o Professor Daniel Sampaio teve uma excelente capacidade de comunicação, todos os presentes sentiram-se extremamente à vontade, o que facilitou o diálogo. Embora o tema principal fosse a adolescência, foram abordadas várias temáticas que consideramos importantes enquanto adolescentes e futuros adultos. Esperemos que no futuro, possam ser organizados mais projetos idênticos de modo a que mais estudantes tenham a oportunidade de ser ouvidos e terem as suas questões esclarecidas por um especialista.

    Anaís Santiago e Paula Costa, 12ºI

    ResponderEliminar
  9. Considero que a palestra que nos foi apresentada tenha sido muito proveitosa.
    Por um lado, permitiu que esclarecêssemos possíveis dúvidas e por outro favoreceu o diálogo com um grande professor e psiquiatra do nosso país.
    Dos temas abordados neste encontro o que mais saliento é a envolvencia da sociedade jovem na internet, uma vez que, a internet tem sido vista como um vício e risco a desenvolver-se rapidamente. A convivência é nos facultada durante toda a vida e para quê desperdiçá-la por um ecrã que nos trás vícios e riscos e que não nos traz a magia de socialização
    Em suma, foi uma palestra muito produtiva onde tivemos a oportunidade de refletir sobre diversos temas que afetam os jovens.
    Inês Ramos, 12.ºI

    ResponderEliminar