quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

"NA ADOLESCÊNCIA É PRECISO FALAR SOBRE TUDO" ? VII

Esta não é a resposta do Diogo, mas a da A.S....

«Concordo, pois é durante a adolescência que os pais começam a confiar mais e a dar maior liberdade aos seus filhos.
Tudo deve ser discutido para que haja ao mesmo tempo regras, respeito, confiança e liberdade. Penso que nesta altura é posta à prova a maturidade e o nível de responsabilidade do adolescente como também a confiança dos pais para com os seus filhos. O relacionamento com os namorados e a sexualidade devem ser temas também abordados, no entanto tem que ser com calma, respeito e sem tentar invadir a intimidade do/a filho/a. Caso não tenha sido mostrado pelos pais ao adolescente que existe confiança e que devem falar com eles sobre assuntos mais pessoais relacionados com a sua vida intima e amorosa o adolescente não o irá fazer, retraindo-se nesse aspeto, o que não será saudável para a relação dos pais para com os seus filhos adolescentes.

Dito isto, é realmente necessário falar sobre tudo nesta fase da vida, contudo, sempre que possível, com calma, sem forçar conversas e apenas aprofundar mais certos assuntos que outros, dependendo sempre do à vontade dos pais e do adolescente e respeitando sempre a vida íntima deste.»

3 comentários:

  1. Concordamos com a ideia exposta. Hoje em dia a maioria dos adolescentes sentem-se incompreendidos pela parte dos pais, e por isso sentem dificuldade em abordar certos assuntos. É necessário haver uma abertura pessoal de ambas as partes, para que haja confiança, liberdade e compreensão.

    Inês Francisco e Margarida Pechincha, 12ºI

    ResponderEliminar
  2. Assuntos como a menstruação, a virgindade, a impotência e o orgasmo, são assuntos que realmente muitos adolescentes ficam incomodados em conversar nomeadamente com a sua própria família. Na verdade, poucos são aqueles que questionam-se da sua importância num relacionamento e, poucos são também aqueles que conseguem romper a barreira que faz desse problema digamos um tabu. ''Tudo deve ser discutido para que haja ao mesmo tempo regras, respeito, confiança e liberdade.'', ''Penso que nesta altura é posta à prova a maturidade e o nível de responsabilidade do adolescente como também a confiança dos pais para com os seus filhos.''
    Na verdade a palavra educar é bem diferente da palavra informar! Já sabemos que a adolescência é uma fase da vida complicada no entanto, é necessáio em muitos casos saber dizer não, saber perceber os riscos, não criar ideias - estas erradas-, falar de tudo, tudo um pouco, porque na verdade é com o tempo que cada um vai aprendendo seja da melhor ou pior forma. Há tanta coisa dita sobre sexo na adolescência e ainda tanta por dizer, no entanto não é só este tema que preocupa os pais mas sim é um dos que é mais falado mas que muitos filhos escondem. Claro que depende de cada criança e da confiança de pais para filho e vice-versa. TUDO é possível mas com calma e sem forçar conversas, com o tempo tudo é dialogado.

    Adriana Luís, 12º I

    ResponderEliminar
  3. A adolescência é uma época de grande dificuldade para os jovens e é muito importante sentir que existe um apoio por parte dos pais, assim como compreensão e abertura para que se possa falar de qualquer assunto. É também essencial que a relação pais-filhos seja estável e segura para que o adolescente lhes confie os seus problemas e pensamentos. Caso não haja uma relação de confiança, o jovem acabará por se isolar ou até mesmo procurar o apoio dos amigos/grupo, o que poderá dificultar a relação com os seus pais.
    Carolina Relo; 12ºI

    ResponderEliminar