quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

"Os pais, os adolescentes e a internet"...

Estamos ainda a trabalhar com os alunos a obra "Vozes e Ruídos" e referimos, logo de início, que é uma obra da época de noventa e que a perspetiva de abordagem seria de diálogo com a obra e de posicionamento reflexivo e crítico. Ao longo do trabalho, na exploração do texto e do diálogo com os alunos (dentro e fora da aula) esse contexto tem vindo naturalmente a aparecer. Por exemplo, numa das aulas, selecionou-se a seguinte caracterização da adolescência:

                         « (...) a fase média da adolescência (15-17 anos no adolescente urbano escolarizado)                     é caracterizada por uma luta pela independência emocionaluma preocupação por vezes                     excessiva face aos problemas do corpo e pela crescente importância do grupo»
(pp. 104-105, sublinhado nosso) 

A propósito, a V. J. comentou que, especialmente a preocupação com o corpo e os problemas que pudessem surgir a partir daí, tinham que ser pensados também na relação com os estereótipos divulgados na rede. Apareceu-nos como consensual que o tipo de comunicação (?) que a internet permite, o seu uso (e abuso) introduz um dado que à época não podia ainda ser pensado. Nos anos 90, poucas pessoas tinham acesso a computador, a telefone portátil (como se dizia) e de então para cá as mudanças a este nível têm sido tão rápidas que o pensamento reflexivo e crítico se está a esforçar por as compreender e explicar em toda a sua extensão.
Em Portugal, segundo dados da Pordata, em 2006 havia 35% de agregados domésticos com ligação à Internet; em 2017, havia 77%. De resto, é só olhar à nossa volta...
Assim, pareceu-nos claro que se o autor, hoje, escrevesse esta obra teria de se confrontar com este novo mundo... Aliás, acabei por lhes dizer que o Professor Daniel Sampaio estava a preparar um novo livro em que abordaria, precisamente, todo este tipo de questões. Na altura não sabia dizer exatamente onde tinha recolhido essa informação. Concluo que devia ter sido no seu site, https://www.danielsampaio.org/2017/09/daniel-sampaio-prepara-um-novo-livro/, onde encontramos com data de 11 setembro de 2017 a seguinte informação:

O novo livro do Professor Daniel Sampaio será sobre: “os pais, os adolescentes e a internet”.
Agradecem-se opiniões ou questões sobre o tema.

1 comentário:

  1. Na adolescência, os jovens têm tendência a preocuparem-se mais com a sua imagem.
    Com a evolução da tecnologia, criação das redes sociais e uma cada vez maior influência dos media, toda esta preocupação com a imagem vem a ser cada vez mais rigorosa. O grande problema no meio disto tudo é que, muitas vezes, esta influência não é, de forma alguma, positiva. A adolescência é uma fase da vida em que são criados muitos complexos, que vão originar crises, que em casos extremos para além de provocarem falta de autoestima, podem originar doenças mais graves como a anorexia ou a bulimia. Estes complexos, são originados através da idealização do corpo perfeito criada pela sociedade e que é suportada pelos media, que muitas das vezes alteram fotografias, de modo a corresponder à tal idealização. Fazendo com que os jovens sigam esses padrões, e se sintam envergonhados com a sua imagem, levando à edição de fotografias só para poderem ser aceites!
    Paula Costa Nº24
    Joana Matos Nº17 12ºI
    Obrigado pela leitura

    ResponderEliminar