sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Albert Camus

Este ano tive uma agradável surpresa - três alunas escolheram trabalhar obras de Karl Jaspers, de Albert Camus e de Hanna Arendt. Devo dizer que fiquei verdadeiramente contente e, ao mesmo tempo, receosa de que o trabalho realizado e o apoio que prestasse pudesse não corresponder às mútuas expectativas iniciais.
Afinal, os trabalhos que apresentaram em aula traduziram todo o seu empenho e, para mim, como professora de Filosofia, foi gratificante assistir a esses momentos em que a Filosofia se tornou tão próxima e presente. De uma forma ou de outra, todos eles se referiam ao problema da condição humana.

Isto vem a propósito de um texto, precisamente de Albert Camus, escrito à época em que era o principal editorialista do Jornal Combat (surgido clandestinamente em 1941 durante a ocupação alemã da França) e que me foi enviado por uma querida colega e amiga. O texto foi escrito por Camus, em 1947, mas à luz dos acontecimentos recentes, facilmente todos lhe reconhecemos grande atualidade:

«Os homens são todos diferentes, é verdade, e eu sei das profundas tradições que me separam de um africano ou de um muçulmano. Mas sei também o que nos une, sei que há, em cada um deles, algo que não posso desdenhar sem me destruir a mim mesmo. É por isso mesmo que é preciso dizer que tais sintomas, espetaculares ou não, de racismo revelam o que há de mais abjeto e de mais insensato no coração do homem. E só quando triunfarmos de tudo isso é que poderemos apelar para o difícil direito de denunciarmos, onde quer que ele se encontre, o espírito de tirania ou de violência.»

               Albert Camus, (Combat, 10 de Maio de 1947)                                       


Sem comentários:

Enviar um comentário