sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Descartes - filme de Rossellini

Já aqui fizemos referência ao cineasta italiano Robert Rossellini, a propósito do filme «Sócrates».

Chega agora a vez de trazer o filme «Descartes», do mesmo autor, que inclui excertos das obras «Discurso do Método» (1637) e «Meditações de Filosofia Primeira» (1641).




2 comentários:

  1. Gostei bastante, decidi ver este filme de Roberto Rossellini, pois dei está matéria no primeiro período e achei uma forma interessante de conhecer um pouco mais René Descartes.
    Com este filme conseguimos perceber o quão culto e vasto conhecimento científico era/tinha este filósofo, autor do "Discurso do método". Obra também referida no filme quando este tem um calorosa discussão acerca dos seus pensamentos com outras pessoas igualmente inteligentes e intelectuais onde expõe, apartir de suas falas, as regras por ele inventadas.
    Com o filme também podemos perceber quão viajado foi este filósofo, tendo passado por Itália, Dinamarca, Alemanha e Holanda.
    Por fim gostei bastante da referência a vários outros cientistas bastante importantes, tal como Galileu Galilei nas primeiras cenas do filme onde é mostrada uma aula no colégio em que Descartes estudou.
    Este filme dá nos a conhecer não só Descartes ao pormenor, mas também a sua contribuição nas diversas áreas do conhecimento humano.

    João Figueiredo, 11° A

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu comentário, João. Foi bom saber que foi sensível a este filme do grande cineasta Rossellini. É sempre bem-vindo a este espaço!

    ResponderEliminar