terça-feira, 19 de março de 2019

Greta Thunberg

HANNA FRANZEN/AFP/Getty Images (retirada de https://observador.pt/2019/03/14/greta-a-miuda-de-16-anos-que-convenceu-os-jovens-do-mundo-a-fazer-greve-as-aulas-por-causa-das-alteracoes-climaticas/)

«Tudo começou quando, em agosto de 2018, Greta anunciou a professores e colegas que não ia às aulas para protestar contra a inação dos políticos suecos (e, por arrasto, daquilo que designa de “países ricos”) para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera. A promessa é a de que só vai parar quando quando a Suécia cumprir as medidas estipuladas no Acordo de Paris, firmado em 2015 por 185 países que se comprometeram então a tomar medidas para impedir que a temperatura média global subisse além de 2 graus Celsius.


“Há pessoas que dizem que eu devia ir para as aulas. Há pessoas que dizem que eu devia estudar para ser climatologista para poder resolver a crise climática”, contou Greta numa sessão do TEDx Talks em Estocolmo, em dezembro de 2018. “Mas a crise do clima já foi resolvida. Nós já temos todos os factos e soluções. O que temos todos de fazer é acordar e mudar. Para que é que eu tenho de estudar para um futuro que não vai existir e quando ninguém está a fazer seja o que for para salvar esse futuro? Qual é o sentido de aprender factos no sistema escolar quando os factos mais importantes encontrados pelos melhores cientistas desse mesmo sistema escolar claramente não importam para nada aos nossos políticos e à nossa sociedade?”


Da primeira vez que Greta saiu da escola e se sentou em frente ao parlamento sueco, nenhum colega a acompanhou. Porém, com o tempo, isso mudou — e radicalmente. À medida que uma nova sexta-feira chegava, mais jovens juntavam-se à líder que começou nisto aos 15 anos e agora já vai nos 16. Tanto que, ao final de cada semana de trabalho, é certo que Greta estará em Estocolmo, frente ao parlamento, rodeada de vários jovens que ali se juntam durante horas a fio, além dos jornalistas de todo o mundo que vão para conhecê-la. Greta sente que aquele é mesmo um momento para falar — e é isso que faz, de microfone em punho, a maior parte das vezes em inglês, que domina de forma irrepreensível.»

Notícia do diário
 Observador de 14 de março 2019, consulta a 19 de março de 2019, em  https://observador.pt/2019/03/14/greta-a-miuda-de-16-anos-que-convenceu-os-jovens-do-mundo-a-fazer-greve-as-aulas-por-causa-das-alteracoes-climaticas/.

Sem comentários:

Enviar um comentário