quinta-feira, 11 de abril de 2024

"Parceiros", Exposição de António Maria

No passado dia 29 de março, os alunos da disciplina de Filosofia do 11º ano, turma A, tiveram a oportunidade de estar com o artista plástico António Maria (Espiga Pinto) e de serem acompanhados por este numa pequena "viagem", que se iniciou ainda na Escola Madeira Torres e terminou na Galeria Municipal de Torres Vedras, nos Paços do Concelho. 

Os alunos começaram por contactar com a obra exposta na sala de professores, que foi oferecida por Espiga Pinto à escola onde foi professor. Na Galeria Municipal puderam ser acompanhados pelo artista nesta visita à exposição denominada "Parceiros".


Imagem da capa do catálogo da exposição

"António Maria é o nome artístico com que António Espiga Pinto assina as suas obras.

Nascido em Vila Viçosa, em 1946, e a residir no concelho de Torres Vedras há largos anos, António Maria é um pintor autodidata, que desde cedo se dedicou às artes. O autor define a sua prática do desenho e da pintura, como sendo um refúgio e uma libertação.

Numa constante busca pelo alargamento dos horizontes técnicos e estéticos, António Maria trabalha numa vasta variedade de técnicas e soluções plásticas, formatos. Apesar da permanente procura por novos temas o Alentejo tem marcado a sua obra ao longo dos anos e o uso de cores quentes e do gesto expressionista são características frequentes nas suas pinturas.

Entre 1997 e 2023 participou em mais de 30 exposições individuais e coletivas, contando, ainda, com diversas obras em espaço público e em coleções particulares.

Imagem: Pormenor da obra "Sem Título 1", 2023"

Texto retirado de: Parceiros | Exposição de António Maria ‹ Agenda ‹ Câmara Municipal de Torres Vedras (cm-tvedras.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário