segunda-feira, 29 de abril de 2024

Olhar e VER (3)

 Exposição "Parceiros" 



O que os nossos alunos viram...

Esta pintura foi a escolha do Pedro B. e da Laura F.

Destes quadros, encontrei “Sem Título 1”. Este quadro despertou-me interesse desde o primeiro momento que o observei. Despertou-me uma certa curiosidade a forma como o quadro parece apresentar névoa que envolve as figuras. Estas, parecendo fantasmas ou espíritos. Mas a figura que parece mais próxima, uma espécie de mulher misteriosa, que parece apresentar uma espécie de manto sobre a cabeça, foi esta figura a que me despertou mais interesse nesta exposição e uma das principais razões de eu a ter selecionado. 

Pedro B. 


A pintura que escolhi não tem título, porém se partisse da minha escolha chamar-se-ia “Os

pensamentos”. 

Na obra observo uma figura humana (no centro) de aspeto cansado, oprimido e farto. Vejo

duas figuras abstratas, irreais de caráter maldoso a voar sobre a cabeça da figura humana.

Associo estas personagens aos pensamentos auto depreciativos e opiniões negativas que

nós humanos (retratados pela figura central) tendemos a absorver e cultivar. Coisas tais que

muitas vezes estão incorretas. Capto por fim uma triste figura, no canto inferior direito, que,

de igual modo, parece triste (podendo retratar novamente o ser humano e os efeitos que os

nossos pensamentos têm na nossa vida). 


Penso que devemo-nos relembrar que os nossos pensamentos não retratam

necessariamente a nossa realidade, porém podem mudá-la (para o bem e para o mal).


Laura F.


Sem comentários:

Enviar um comentário