terça-feira, 7 de abril de 2020

Dia Mundial da Filosofia 2019 - Textos de filósofos (6)


FERNANDO SAVATER

Filósofo espanhol (n. 1947)




Na verdade, o ensino implica sempre uma certa forma de coação, 

de luta de vontades. Nenhuma criança quer aprender aquilo que lhe 

dá trabalho e que lhe tira o precioso tempo que deseja dedicar às 

suas brincadeiras. (…)


À partida o objetivo explícito do ensino na modernidade consiste em obter indivíduos autenticamente livres. Mas como admitir sem receio ou sem escândalo que a via para conseguir ser livre e autónomo passa por uma série de coações instrutivas, por uma habituação a diversas formas de obediência? (…)

É o mestre, aquele que já sabe, quem firmemente acredita que o 

que ensina merece o esforço que custa aprendê-lo. Não se pode 

exigir à criança que anseie conhecer aquilo que nem sequer 

vislumbra, salvo por um ato de confiança nos mais velhos e de 

obediência face à sua autoridade. Espontaneamente não apreciará 

que lhe sejam impostos hábitos sociais como a higiene, a 

pontualidade, o respeito pelos mais fracos e outros que não 

concordam com os seus apetites. Kant indica que um dos primeiros 

e nada desdenháveis ganhos da escola é ensinar as crianças a 

permanecerem sentadas, coisa que na verdade nunca fazem muito 

tempo, por decisão própria, (…).



Será necessário recordar que não é possível nenhum processo educativo sem alguma "disciplina"? (…) Esta exigência obriga o neófito a manter-se atento ao saber que lhe é proporcionado e a cumprir os exercícios que a aprendizagem requer. (…) À escola vamos para aprender aquilo que não ensinam noutros lugares. (…) 

O propósito do ensino escolar é preparar as crianças para a vida adulta, não reconfimá-la nos seus prazeres infantis. E os adultos não jogam só; sobretudo esforçam-se e trabalham. E essas tarefas são dolorosas no princípio mas nem sempre são desagradáveis. (…)


SAVATER, Fernando (1997). O Valor de Educar. Lisboa: Editorial Presença.


Sem comentários:

Enviar um comentário