O que é a arte? Esse é um problema filosófico para o qual não há uma resposta, mas mais do que uma. Há várias teorias que procuram entender o fenómeno da criação artística e das obras de arte. Porém, antes de abordarmos as teorias, os argumentos que as sustentam e as objeções que suscitam, convém percebermos de que estamos a falar. Esta publicação é introdutória às teorias da arte.
Diz-se das obras de arte, das grande obras de arte, que atravessam o tempo. Quer dizer, elas continuam a ser apreciadas independentemente da época em que foram originalmente criadas. E ser apreciadas, porquê? Porque é que não caem no esquecimento, não desaparecem? Precisamente porque o público que as recebe, embora tenha uma vivência histórica e cultural diferente, pode ser sensível a essa obra.
Também acontece com estas obras de arte, denominadas por isso "clássicas", suscitarem recriações. Quer dizer, os artistas de hoje trabalham a partir delas e, com os meios atuais, fazem ressaltar um significado que ilumina o nosso presente. Por exemplo, há peças de teatro escritas no século V a.C., da época dos sofistas e de Sócrates, que continuam ainda hoje a ser representadas. E não continuam a ser representadas por serem antigas (a antiguidade não é, por si só, nenhum valor) mas porque elas ainda continuam a lançar-nos interrogações e a ajudar-nos a compreender melhor o mundo. Milhares de anos após, centenas de anos após, somos ainda seres humanos com inquietações idênticas.
Shakespeare, por exemplo, dramaturgo inglês dos séculos XVI-XVII, já mais perto do nosso tempo mas, ainda assim, bem distante, continua a ser representado por todo o mundo e, nomeadamente, o seu Romeu e Julieta já deu lugar também, não só a várias representações teatrais, como a obras de pintura, a obras musicais, a bailado, a cinema (a sétima arte) e, ainda há bem pouco tempo, quer dizer, nos finais do século XX, em 1996, a uma nova adaptação cinematográfica por Luhrmann, com Leonardo di Caprio num dos principais papéis.
Concluindo, estamos rodeados de arte, estamos imersos na história e nem damos por isso.
O filme, a quem puder interessar, pode ser visto aqui.
https://YouTube/watch?v=WhT7YKeJ2iY
TAREFAS
1. Como é que definiria "arte"?
2. Porque é que o cinema é considerado a sétima arte?
3. O que é que faz que haja obras que são pouco conhecidas e que haja outras que são conhecidas praticamente por todos? Identifica vários fatores.
TAREFAS
1. Como é que definiria "arte"?
2. Porque é que o cinema é considerado a sétima arte?
3. O que é que faz que haja obras que são pouco conhecidas e que haja outras que são conhecidas praticamente por todos? Identifica vários fatores.
Sem comentários:
Enviar um comentário