sábado, 10 de novembro de 2018

Dia Mundial da Filosofia 2018 - Mensagem Oficial




Mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia



A filosofia alimenta-se da necessidade que o ser humano experimenta de compreender o mundo que o rodeia e de encontrar princípios para nele conduzir a sua ação. É uma necessidade ancestral mas sempre viva: perto de 3 000 anos depois da emergência desta disciplina na China, no Médio-Oriente e na Grécia antiga, as questões da filosofia não perderam nada da sua pertinência e da sua universalidade – bem pelo contrário! Num mundo cada vez mais complexo, em que reina a incerteza, em que as evoluções societais e as revoluções tecnológicas confundem as nossas referências, em que os desafios sociais e políticos a assinalar são imensos, a filosofia permanece um recurso muito precioso – é ao mesmo tempo um espaço de retiro, de desaceleração e uma luz susceptível de nos orientar. A filosofia ajuda-nos, com efeito, a sair da tirania do instante e a perspetivar os desafios que se nos colocam com o recuo histórico e o rigor intelectual necessários. Entrega-nos chaves de interpretação e sintetiza numa linguagem acessível os saberes fragmentados em especialidades inumeráveis – biologia, genética, informática, ciências cognitivas, direito, economia, ciências políticas… Por detrás destes saberes especializados, ela consegue distinguir os desafios propriamente humanos (…). A filosofia ajuda-nos também, precisamente, a refletir sobre as normas que fundam a nossa vida coletiva: ela ocupa-se das questões da justiça, da paz, da ética, da moral. Estas questões são de uma atualidade escaldante quando os progressos realizados no domínio da inteligência artificial parecem redefinir até as fronteiras do humano. 
Enfim, a filosofia implica um percurso e uma atitude particulares: a abertura ao diálogo e à troca de argumentos, a disposição a acolher o que parece estranho e diferente, a coragem intelectual de interrogar os estereótipos e de desconstruir os dogmatismos. Por todas estas razões, a filosofia é um recurso indispensável para viver em conjunto e para toda a sociedade livre e pluralista – ou que aspira a sê-lo. (…).
Neste Dia Mundial da Filosofia, que a palavra célebre de Sócrates - «Tudo o que sei é que nada sei» - seja um estímulo para progredir em conjunto alguns passos na imensidade vertiginosa do saber.

Retirado de http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002661/266101f.pdf, consulta a 10 de novembro, 2018 (tradução do original francês e sublinhados da nossa responsabilidade)


Sem comentários:

Enviar um comentário