terça-feira, 13 de novembro de 2018

Festival de Filosofia de Abrantes 2018

Novembro parece ser um mês fértil para a filosofia. Desta vez, temos a notícia do Festival de Abrantes que este ano tem como tema aglutinador "A Inteligência Artificial, o Trabalho e o Humano".


O impacto da inteligência artificial na organização do trabalho e no pensamento humano é o tema central do 2º Festival de Filosofia de Abrantes, que decorre em Abrantes, Sardoal e Mação entre 09 e 18 de novembro. Por acaso, ou não, inclui o Dia Mundial da Filosofia.
«Em nota de imprensa, a organização refere que vão ser "nove dias a refletir, a debater e a desafiar os cidadãos a tomarem posição sobre um tema emergente" - como a relação entre a inteligência artificial, o trabalho e o ser humano, e a automação e organização do trabalho -, num programa com um conjunto de conferências com intervenções de pensadores, académicos e investigadores portugueses e estrangeiros.
A dimensão política sobre os desafios da robótica no mundo do trabalho será um tema a juntar à mesma mesa representantes de todos os partidos políticos com assento na Assembleia da República.
O festival é organizado pela Câmara Municipal de Abrantes, em parceria com o Clube de Filosofia de Abrantes, as Câmaras Municipais de Mação e de Sardoal, a Palha de Abrantes - Associação de Desenvolvimento Cultural, os Agrupamentos de Escolas dos Concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal, e a Fundação Serralves.»

O programa pode ser consultado aqui: http://cm-abrantes.pt/index.php/agenda/535-festival-de-filosofia-de-abrantes-2-edicao. É um programa eclético, que revela abertura e grande diversidade. A filosofia, o pensamento e a cultura exprimem-se no espaço público. Destacamos a conferência inaugural por Viriato Soromenho Marques e a de encerramento por Eduardo Lourenço, filósofos de renome que já têm sido referenciados neste blogue.


Sem comentários:

Enviar um comentário