quarta-feira, 16 de novembro de 2016

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA 2016

Dia Mundial da Filosofia 2016
Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO

"  ...a filosofia é mais do que uma disciplina académica ou universitária – é uma prática quotidiana que ajuda a viver melhor, e mais humanamente."

Este ano celebramos o Dia Mundial da Filosofia no dia seguinte ao Dia Internacional da tolerância. Esta coincidência é profundamente significativa de tal modo a tolerância e a filosofia estão ligadas. A filosofia alimenta-se do respeito, da escuta e da compreensão da diversidade de opiniões, das reflexões e das culturas que enriquecem o nosso modo de estar no mundo. Tal como a tolerância, a filosofia é uma arte de viver em conjunto, no respeito por direitos e por valores comuns. A filosofia é uma capacidade de ver o mundo através de um olhar crítico, informado pelo olhar dos outros, fortificado pela liberdade de pensamento, de consciência e de crença.                

Por todas estas razões, a filosofia é mais do que uma disciplina académica ou universitária – é uma prática quotidiana que ajuda a viver melhor, e mais humanamente. A interrogação filosófica, desde as idades mais jovens, aprende-se e aperfeiçoa-se, como uma chave essencial para animar o debate público e defender o humanismo, tão maltratado pela violência e tensões do mundo. Ela não oferece nenhuma solução pronta a usar, mas uma busca perpétua para interrogar o mundo e tentar encontrar nele o nosso lugar. Neste caminho, a tolerância é ao mesmo tempo uma virtude moral  e um instrumento prático de diálogo. Ela não tem nada a ver com o relativismo ingénuo que pretende que tudo se equivale: é uma exigência individual de escuta, tanto mais forte quanto se funda num compromisso resoluto em defender os princípios universais da dignidade e da liberdade.
A UNESCO celebra este ano os aniversários de dois eminentes filósofos, Aristóteles e Leibniz, que contribuíram para o desenvolvimento da metafísica e da ciência, da lógica e da ética. Eles tiveram em comum, com alguns séculos de distância e em contextos culturais muito diferentes, o ter colocado a filosofia no coração da vida pública, como o elemento central de uma vida digna e livre. Pela nossa parte celebramos este espírito, ousamos abrir espaços para o pensamento livre, aberto e tolerante. Na base deste diálogo, podemos construir uma cooperação muito forte entre os cidadãos, as sociedades e os estados, como fundamento durável da paz.

Irina Bokova
Directrice générale de l'UNESCO

 Retirado de http://www.unesco.org/new/fr/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/world-philosophy-day-2016/, acesso em 16 novembro 2016. Tradução do original francês da responsabilidade do Grupo Disciplinar de Filosofia da Escola Secundária de Madeira Torres

2 comentários:

  1. Deixe-me só sublinhar " a filosofia é uma prática quotidiana que ajuda a viver melhor e mais humanamente". É tão lindo como verdadeiro.
    Obrigada por deixar aqui as sábias palavras de Irina Bokova

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo seu sublinhado e pelo seu comentário. A propósito, lembramos Platão e a ideia grega da ligação entre o Bem e o Belo...Não será "lindo" precisamente por ser verdadeiro? :)

    ResponderEliminar