segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dia Mundial da Filosofia 2016, a palavra dada aos alunos (1)




TOLERÂNCIA
O ser humano é um só.
Qualquer homem tem o direito de ser tratado de igual modo, sem qualquer tipo de hegemonia.

A tolerância é um assunto muito atual e alvo de muita discussão. Nos dias de hoje, vivemos numa sociedade tolerante em geral, mas há algumas e demasiado relevantes exceções.
Para muitos, a tolerância é um conceito vago, difícil de definir. É um assunto muitas vezes ouvido, mas não muitas vezes entendido e muito menos assimilado.
O que é a tolerância?
A tolerância é o ato de respeitar o próximo, independentemente das suas crenças ou dos seus costumes, é olhar um indivíduo de diferente cultura como se olha para um da mesma. É uma questão de “aceitação” e de “reconhecimento” do outro, como define Voltaire, no seu Tratado sobre a Tolerância.
Resumindo, ser tolerante é aceitar que todos somos iguais no direito que temos à diferença. Se sou tolerante, posso não concordar com as ideologias políticas ou religiosas do outro, mas aceito que ele tenha as suas próprias convicções, diferentes das minhas.
Necessário se torna também distinguir o tolerável do intolerável, pois não pode haver lugar para a tolerância em situações que consideramos demasiado “erradas” porque são extremamente prejudiciais. A título de exemplo, não pode haver tolerância possível para a violência exercida sobre mulheres, crianças e outros, para o roubo, para o homicídio…
No mundo de hoje, exemplos como o KKK e os terroristas demonstram que o racismo e a xenofobia não são assuntos ultrapassados. O KKK apela à não coexistência de pessoas de raça branca com pessoas de raça negra na América, lutando pela expulsão destes últimos. Os terroristas matam aqueles que consideram infiéis, ou seja, que têm outra religião ou que acreditam noutro Deus, pelo menos, é essa a razão que apontam para os seus atos cruéis e inaceitáveis.
A conceção destes grupos de que ser diferente ou ter outro tipo de religião é condenável está totalmente errada. Todos nós somos iguais, todos nós temos a mesma origem, todos somos seres humanos. Se todos somos da mesma espécie, porque haveremos de discriminar um semelhante?
O racismo e a xenofobia não têm sentido, contudo, continuam a existir. Inúmeras pessoas defendiam e defendem, desde há muito, a sua erradicação, entre as quais o Papa Francisco e o falecido Martin Luther King, que disse: “Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.”. A própria construção da União Europeia se baseia no princípio da tolerância (art. 2º do Tratado da União Europeia[i]), apontando como traço comum aos seus membros a “sociedade caracterizada pel[a] (…) tolerância…”.
No entanto, estas mensagens ainda não foram devidamente assimiladas e aceites por todos, o que diariamente comprovamos em situações do nosso quotidiano ou através das notícias divulgadas pelos Media.
Cada um tem direito à sua cultura. É injusto discriminar um indivíduo simplesmente porque este tem uma diferente ideologia, religião ou cultura. É sobretudo uma questão de liberdade, da liberdade que cada um de nós deve ter de pensar e de acreditar, sem que sejamos forçados, portanto, a partilhar as mesmas ideologias e crenças, como se fôssemos seres não-pensantes.
Concluindo, a conceção de um mundo cem por cento tolerante está ainda muito longe de ser realizada e gosto de pensar que não é simplesmente uma utopia. Com o esforço de cada um, passo a passo, talvez consigamos chegar cada vez mais próximo dessa realidade.
Diogo Lotra Ribeiro, nº8, 11ºA





[i] Artigo 2ª
A União funda-se nos valores do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade, do Estado de direito e do respeito pelos direitos do Homem, incluindo os direitos das pessoas pertencentes a minorias. Estes valores são comuns aos Estados-Membros, numa sociedade caracterizada pelo pluralismo, a não discriminação, a tolerância, a justiça, a solidariedade e a igualdade entre homens e mulheres.




1 comentário:

  1. Diogo, o que eu gostei da tua reflexão! Falaste num termo que muito prezo: aceitar. E dizes bem, há quem não aceite. E, vê tu, até encontramos pessoas que toleram várias situações e pessoas mas nunca pensam em as aceitar.
    Tens razão, a tolerância anda muito enviesada. Parabéns.

    ResponderEliminar