sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Dia Mundial da Filosofia 2016, a palavra dada aos alunos (2)






A adoção por casais homossexuais

Em Portugal, como em muitos outros países, a homossexualismo sempre foi uma questão polémica, por contar com um estilo de vida diferente do convencional. Tratando-se de uma relação afetiva entre duas pessoas do mesmo sexo, por isso gera muitas opiniões. Existindo ainda certas dificuldades por este tipo de casal em adotarem uma criança, mesmo após o Parlamento português em 10 de fevereiro de 2016 finalmente aprovar tal lei.
Diante dos preconceitos impostos pela sociedade, faço a seguinte pergunta: qual seria o critério real da adoção? Não está relacionado com as condições económicas, psicológicas e morais?
Um casal homossexual pode ter tantas condições na criação de um filho como um casal heterossexual e, uma vez que, uma criança já não está com os seus pais biológicos não deve ser privada de ter uma família, pelo facto das pessoas que querem adotar serem do mesmo sexo. Decerto, uma criança não se irá questionar sobre se tem dois pais ou duas mães, dado que o que ela quer é ter uma família que lhe dê amor e carinho.
Porém, surgem ainda muitas pessoas contra a adoção nestes termos, que defendem convictamente, argumentos totalmente inválidos, a meu ver, como é o caso de que uma criança criada por homossexuais ter mais probabilidade de ser também homossexual. Defendo que, a criança não vai decidir a sua orientação sexual em função da dos pais adotivos, porque é uma escolha livre e pessoal independentemente daquilo que ocorre no seio familiar. O único argumento que me parece mais válido, é o de que estas crianças terão maiores dificuldades na adaptação social, por serem filhos de homossexuais. Relativamente a isto, eu diria que não existem soluções perfeitas, a sociedade é constituída por pessoas, e como tal, somos confrontados com diferentes atitudes comportamentais, mas é preferível isto do que a criança ser órfã a vida inteira.
Por essas razões, penso que a adoção de crianças por casais homossexuais não constitui uma desvantagem, bem pelo contrário, uma vez que esta vai poder ter uma família que garantirá um ambiente indispensável ao seu desenvolvimento equilibrado como ser humano.


Joana Lopes, nº11, 11ºB

1 comentário:

  1. E como eu concordo consigo! Se a relação é estável e há duas pessoas capazes de amar uma criança, de a proteger e lhe propiciar as condições para crescer... que esperamos? Ou será mais aceitável que vivam sem amor, em lares desfeitos e semeados de discussões permanentes, ou em instituições?!

    Uma família é família pelo tipo de laços que se geram entre os membros. Ou será que só o sangue une as pessoas?

    ResponderEliminar