quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PARABÉNS, ARISTÓTELES! (1)


A UNESCO considerou o ano de 2016 como o ano de Aristóteles, comemorando os seus 2400 anos!!

Alguns dados biográficos:
Nascido no século IV a. C., em 350 a. C. em Estagira, no reino da Macedónia, Aristóteles chega a Atenas com apenas 17 anos para frequentar a escola de Platão, a Academia. Aí esteve durante 20 anos. Depois de algumas atribulações e de ter tido a importante responsabilidade da educação de Alexandre da Macedónia, o futuro Alexandre Magno, Aristóteles retorna a Atenas e funda a sua escola, o Liceu.

Academia... Liceu, onde é que já ouvimos estes termos? Sim, sim, são bastante familiares! Há uns anos atrás, aliás, algumas das escolas hoje denominadas "secundárias" eram denominadas liceus, nome que deriva diretamente da escola aristotélica. A Escola Secundária de Madeira Torres, por exemplo, é a herdeira de um antigo liceu. Aristóteles, os gregos, eles estão por todo o lado!!!

«A Academia e o Liceu são tradicionalmente considerados (...) como dois pólos opostos. De acordo com esta tradição, Platão era idealista, utópico e voltado para o outro mundo; Aristóteles, pelo contrário, era realista, utilitarista e adepto do senso comum. Assim, na Escola de Atenas de Rafael, Platão, envergando as cores dos elementos voláteis, (ar e fogo), aponta na direção do céu; Aristóteles, vestindo o azul da água e o verde da terra, finca firmemente os pés no chão. "Todo o homem é um platónico ou um aristotélico nato" afirmou S. T. Coleridge. "São essas as duas categorias de homens, para lá das quais é quase impossível conceber uma terceira."»
Kenny, A. (1999) História Concisa da Filosofia Ocidental, Temas &Debates, Lisboa. p. 87

Muito bem!!! Quanto a mim, depende. Umas vezes sinto-me platónica, outras aristotélica.
Vamos deixar este desafio no ar: onde estão os platónicos e os aristotélicos???


E para distrair um pouco, vamos começar por imaginar o  rosto, a figura, de Aristóteles, tal como fez Rafael, o grande pintor renascentista (Itália, 1483-1520) na sua Escola de Atenas.



Escola de Atenas (pormenor)

E na companhia de quem??? De Platão, está claro! 


No centro de um conjunto de outros filósofos gregos


Sem comentários:

Enviar um comentário