Já aqui deixámos uma nota geral biográfica. Precisamente por ter sido muito geral, resolvemos transcrever do site https://www.danielsampaio.org/ informações mais precisas (incluindo imagens) relativas à sua atividade profissional:
Em 1964, quando fez 18 anos, entrou no Hospital de Santa Maria, onde viria a formar-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1970, tendo mais tarde obtido o doutoramento na especialidade de psiquiatria em 1986.
Em 1997 realizou provas de agregação na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e, a partir de 2008, é professor Catedrático de Psiquiatria e Saúde Mental na mesma faculdade, tendo atingido a jubilação em setembro de 2016, aos 70 anos.
Foi diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria entre 2014 e 2016 e co-fundador do Núcleo de Estudos do Suicídio, Núcleo de Doenças do Comportamento Alimentar e Sociedade Portuguesa de Suicidologia.
Foi um dos introdutores da Terapia Familiar em Portugal, a partir da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (fundada em 1979). Dedicou-se ao estudo dos problemas dos jovens e das suas famílias, através de trabalhos de investigação na área da Psiquiatria e da Adolescência. Organizou, no Hospital de Santa Maria, o atendimento de jovens com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.
Na Rádio Renascença, teve um programa denominado Sociedade do Conhecimento, em que também participaram Luís Osório e Paulo Sérgio. De 2008 a 2010, colaborou com o Rádio Clube Português com a rubrica Visto Daqui. Foi colaborador da revista dominical do jornal Público, até Dezembro de 2015
Desempenhou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal.
A 9 de Junho de 2006 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, grau atribuído pelo Presidente Aníbal Cavaco Silva, e a 24 de Novembro de 2016 foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.
Sem comentários:
Enviar um comentário