sábado, 6 de janeiro de 2018

O professor está sempre a fazer algo ao contrário do que nós queremos? - V

DIOGO: Temos sempre a ideia de que o professor está sempre a fazer algo ao contrário do que nós queremos e que...
DANIEL: Isso é uma definição engraçada: " O professor está sempre a fazer algo ao contrário daquilo que nós queremos." Porquê?
DIOGO: Porque basta ver que nós não gostamos de estar na escola, na dita escola tradicional e eles obrigam-nos a estar lá. E não queremos estudar e eles obrigam-nos a estudar para termos boas notas.
DANIEL: Tu gostas de estudar...
DIOGO: Gosto de estudar livre. Gosto de estar a ler alguns livros sobre algum tema, mas agora, quando é a professora ou o professor a obrigar-nos, não dá prazer.
    Gosto de... No princípio do ano fui comprar os livros todos e começo a ler aquilo e leio muito bem, mas quando chega a altura das aulas e a professora me obriga a ler 50 páginas, não dá prazer nenhum.
Idem, p. 33

1 comentário:

  1. A obrigação de uma determinada atividade, ainda que possa ser de uma atividade que nos seja aprazível, torna-a sempre extremamente aborrecida. Um exemplo interessante é o caso das leituras obrigatórias de determinadas obras que, embora tenham como objetivo cultivar nos alunos o gosto pela leitura, apenas os afastam gradualmente desse mesmo objetivo. Eu, por exemplo, adoro ler mas quando tenho de ler uma obra de leitura obrigatória acabo por adiar essa leitura o máximo possível e por demorar muito mais tempo a terminá-la do que demoraria se fosse essa a minha vontade autónoma.
    Carla Correia, 12°B

    ResponderEliminar